PREVENÇÃO É A MAIOR PROTEÇÃO

PREVENÇÃO É A MAIOR PROTEÇÃO
PREVENÇÃO É A MAIOR PROTEÇÃO

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

LITERATURA--"O Vale da Curacanga" será lançado em Brasília

 



A mais recente obra do escritor José Jorge será apresentada no Espaço Cultural da Casa do Maranhão-DF, nesse dia 1º de dezembro sexta-feira às 18h30


Alberto Pessoa  (novaimagemrevista.com.br)


Brasília aguarda com muita expectativa, o lançamento da obra magnífica "O Vale da Curacanga", do renomado escritor maranhense José Jorge Leite  Soares.

Elogiada pelo público e pela crítica o livro será apresentado aos convidados, na conceituada instituição Casa do Maranhão-DF, no dia 1º de dezembro próximo, em noite de autógrafo.

O evento contará com as presenças de ilustres personalidades do mundo literário brasileiro, maranhense e brasiliense.

"Crendices, lenda e superstição peculiares ao imaginário popular são representadas com vivos matizes; a visão de mundo local descrita com preciosos trejeitos regionais; o mito emerge como protagonista de uma narrativa, em que o nicho de riqueza extrativista das quebradeiras de coco é ameaçado pela tecnologia de uma indústria de óleo babaçu. Episódios pitorescos abordam contrastes sociais e discriminação de gênero historicamente encastelados no país, e são trazidos à baila em uma narrativa sedutora na qual o anseio pelo progresso é colorido com uma bonita história de amor verdadeiro. As aquarelas encartadas na obra denunciam mais um talento de Zé Jorge, o pintor, romancista, contista, que promove, com arte e letra já maduras, um encontro prazeroso com o sorteado leitor, sob a inspiração, o fascínio e o poder da lua cheia", destaca a professora Dra. Elizabeth Rodrigues, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.


NO VALE DE CURACANGA 


Curacanga é um vale encantador na Baixada Maranhense. Mas encantada mesmo é a Curacanga: uma bola de fogo assustadora, que persegue a todos nas noites de lua cheia. Passada na década de 20, do século passado, a obra traz personagens próprios à República Velha, cuja política era dominada pelos coronéis, latifundiários, de quem partiam as decisões, as realizações e as novidades anunciadas no jornal do seu reduto eleitoral: um lugar distante da capital. No momento em que o progresso chegava ao Brasil em forma de energia elétrica e radiodifusão, a possibilidade de levar energia à região usando o babaçu como matéria-prima afigurou-se como uma descoberta e tanto! Nesse contexto, o autor discorre sobre o belíssimo ambiente com elementos históricos, geográficos e técnicos muito bem desenhados; retrata o cotidiano do lugar realçando o caudilho capitão João Leite, o comerciante português Manuel Campos, o prefeito Orleans de Castro, o juiz Eusébio, a bela morena Lucinda, o engenheiro francês Charbonnel; e presenteia o leitor com espirituosas tiradas, que nos fazem “viver” de rir.


QUEM É JOSÉ JORGE 


Graduado em dezembro de 1972 no Curso de Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília. Especialização no campo de conservação de energia, atuando como consultor do Instituto Brasileiro do Petróleo, do Conselho Nacional do Petróleo, do CEBRAE – Centro Brasileiro de Apoio a Pequena e Média Empresa e do CEAG – Centro de Assistência Gerencial do Estado do Rio de Janeiro.

Tendo exercido atividades docentes nas Universidades Estadual do Maranhão, Federal de Pernambuco, Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRÁS, Instituto Brasileiro do. Petróleo-IBP e NTT/UFRJ – Núcleo de Treinamento Tecnológico. Executivo de Empresa Multinacional (Spirax Sarco), Diretor de Operações da Empresa Concessionária de Energia Elétrica (CEMAR). Atividade Parlamentar como Deputado Estadual e Secretário de Estado do Governo do Maranhão. Diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Equatorial Energia desde 2005.


EDUCAÇÃO


Ensino Fundamental concluído no Colégio Odorico Mendes e Colégio Pinheirense. Pinheiro-Maranhão, 1956-1964.

Ensino Médio concluído no Colégio Elefante Branco. Brasília-DF, 1965-1967

Graduação pela Universidade de Brasília no curso de Engenharia Mecânica. Brasília-DF, 1968-1972.

Curso de Especialização na área de conservação de energia: 

Department of Energy. London-England, 1981

Spirax Sarco. Chelteham-England, 1981.Nova Scotia Power Plant. Hallifax-Canadá, 1988. Energy Management Course. Fabrimetal-CIFoP. Brussels-Belgium,

October and November-1989

Participação em cursos da Dale Carnegie Training (The Leader In You, Leadership Training for Managers and Strategic Presentations Workshop). São Luís-Maranhão, 2000 e 2001.

•MBA em Gestão de Serviços Públicos. Fundação Getúlio Vargas/ISAN. São Luís-Maranhão.

Atividade profissional:

Chefe do Departamento de Manutenção e Transporte da Cemar.

São Luis-MA, 1973

Engenheiro Chefe da Manutenção do Hospital Presidente Dutra 

São Luis-MA, 1974

Engenheiro e Gerente Regional da Spirax Sarco.

São Paulo: 1975

Pernambuco:

1975/1978.

Minas Gerais: 1978/1979. Rio de Janeiro: 1979/1986

Diretor de Operações da CEMAR. São Luís - MA, 1986/1993. Diretor de Planejamento e Relações Institucionais da CEMAR/Equatorial Energia. São Luís-MA, desde 2005.


ATIVIDADE DOCENTE

Professor da Faculdade de Engenharia Mecânica - UEMA, Disciplina Tempos e Movimentos e Instalações Industriais. Período de 1974/1975 e 1987/1989.

Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão. 1974/1975. Professor Auxiliar de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco, Disciplina Instalações Industriais. 1977/1978

Palestrante do Instituto Brasileiro do Petróleo, Cursos de Distribuição de Vapor, Conservação de Energia e Distribuição de Ar Comprimido. 1979/1986.

Professor contratado pela PETROBRÁS - CEMPES, Cursos CEMANT 1979 e 1980, Curso CIM 1980, e Curso CENTO 1984, 1985 e 1986

Consultor contratado pela CORPORACION ESTATAL EQUATORIANA PETROLERA- CEPE, para ministrar curso realizado em Guayaquil-Equador, em setembro de 1982

Consultor Técnico na área de conservação de energia pelo CEAG/CEBRAE- RJ. 1982/1986.

PRODUÇÃO LITERÁRIA

Livros publicados:

Articulista do Jornal o Estado do Maranhão - 2005 a 2021.

Lugar das Águas (Pinheiro 1956/2006) - 2006.

Coisas de Antanho (Coletânea de artigos de Josias de Abreu publicados no Jornal Cidade de Pinheiro) - 2006.

Quadros da Vida Pinheirense (Coletânea de artigos de Jerônimo de Viveiros publicados no Jornal Cidade de Pinheiro) - 2006 Editado pelo Instituto GEIA.

Curacanga (Crônicas publicadas no Jornal O Estado do Maranhão) - 2012. 

O Contador de Estórias (Crônicas publicadas no Jornal O Estado do Maranhão) - 2018.

O Vale da Curacanga (Romance) - 2023.


ATIVIDADE POLÍTICA


Deputado Estadual. Legislatura 1995/1998

Deputado Estadual. Legislatura 1999/2002

Gerente de Estado de Desenvolvimento Regional de Rosário. 1999/2000.

Secretário de Estado Extraordinário no exercício da Gerência Regional de Pinheiro. 2000/200.

Secretário de Estado Extraordinário de Coordenação das Gerências Regionais. 2002/2004.


OUTROS

Cônsul Honorário da França em São Luís 2004/2019.

Presidente do Conselho Diretor da Aliança Francesa 2004/2007

Membro da Academia Pinheirense de Letras Artes e Ciências 2006/

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - 2012/.

Membro da Academia Maranhense de Letras 2023/. Condecoração da Medalha do Pericumã (Prefeitura de Pinheiro)

Condecoração da Medalha Manoel Bequimão (Assembleia Legislativa do Maranhão) 

Condecoração da Medalha Ordem dos Timbiras (Governo do Estado do Maranhão)

Condecoração da Medalha Simão Estácio da Silveira (Câmara dos Vereadores de São Luís).Título de Cidadão de Guimarães.Título de Cidadão de Pedro do Rosário

Título de Cidadão de São Bento.Título de Cidadão de Esperantinópolis

Título de Cidadão de Axixá.Título de Cidadão Ludovicence

Título de Cidadão de Balsas.


SERVIÇO 


Lançamento da Obra: No Vale da Curacanga 

Autor: José Jorge Leite Soares 

Local: Casa do Maranhão-DF 

Endereço: SGAS 914 - Brasília-DF

Data: 1° de dezembro de 2023

Horário: 18h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário