A Torre de TV de Brasília passou a abrigar, nesta segunda-feira (2), um marco simbólico e tecnológico para a radiodifusão brasileira: começou a instalação da antena da primeira estação experimental de TV 3.0 da capital federal. A iniciativa inaugura, na prática, a fase de testes do novo padrão da TV aberta no país.
A unidade funcionará como um ambiente de experimentação para a próxima geração da televisão, permitindo avaliar, em condições reais, soluções avançadas de transmissão e recepção de sinal. Operando em um canal de 6 MHz, a estação terá alcance em todo o Plano Piloto e será peça-chave no cronograma nacional de implantação do sistema.
O início dos trabalhos foi acompanhado por representantes de órgãos públicos e do setor de radiodifusão, entre eles o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Basbaum; o diretor do Departamento de Radiodifusão Privada do Ministério das Comunicações, Nelson Alves; o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Octavio Pieranti; e o gerente de projetos da Seja Digital, William Zambelli.
A proposta do laboratório partiu do próprio setor de radiodifusão. Segundo Wender Souza, assessor de engenharia da Abratel, a estação permitirá a realização de testes essenciais para a consolidação do padrão 3.0. “A estrutura viabiliza a análise de novos formatos de áudio e vídeo e o desenvolvimento de aplicações interativas, características centrais dessa nova fase da TV aberta”, explicou.
Por se tratar da primeira estação com esse perfil em funcionamento em Brasília, o espaço também poderá ser utilizado por radiodifusores de outras regiões do país. A ideia é possibilitar, inclusive por meio de ensino a distância, a validação de tecnologias e serviços relacionados à TV 3.0 diretamente a partir da capital federal.
▫ Leia a matéria completa em noticias.r7.com/brasilia
📸 Joédson Alves/Agência Brasil
#recordbrasília #jornalismo #noticia

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.