CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

terça-feira, 16 de abril de 2013


Filiação
Friboi garante resposta ao PMDB até 15 de maio
Pré-candidato recebeu ratificação do convite nesta terça-feira. Sem contrariar o discurso peemedebista, ele nega ter recebido garantias, mas confirma projeto de governar Goiás
Renan Accioly/Jornal Opção
José Batista Júnior: “Tenho certeza absoluta que a minha vinda para o PMDB fortalece, sobretudo, os projetos e a alternância em Goiás"
Ketllyn Fernandes

Embora não tenha aceito formalmente o convite oficial feito pelo PMDB, José Batista Júnior já incorporou o discurso peemedebista e demonstra clara intenção de se filiar aos quadros da legenda.

Após reunião com a executiva estadual a portas fechadas na sede do partido em Goiânia na manhã desta terça-feira (16/4), Júnior do Friboi garantiu em tom de entusiasmo e descontração com o número do PMDB “que até 15 de maio às 15h15” dará a resposta definitiva quanto sua ida para o partido; a ser selada com um grande evento em um local que caiba “os 57 prefeitos e a militância” peemedebista.

Friboi estima um evento para cerca de 50 mil pessoas. Antes, porém, é necessário concluir conversas com o PSB, partido que José Batista preside em âmbito estadual e que quer manter como aliado em seu projeto de governar Goiás. O político disse que dentro dos próximos dias pretende se reunir com as lideranças do PSB, entre elas o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, tendo ressaltado que ainda tem compromissos a serem debatidos seus pares . “Quero explicar qual é o grande projeto que nós estamos pensando para esse embate de 2014.”

Friboi se disse honrado de ser recebido na sede do PMDB pela executiva estadual e que o encontro serviu para tratar das próximas eleições, “que é o grande projeto das oposições.” “Estou aqui pedindo que até dia 15 de maio nós possamos fazer o grande anúncio”, afirmou, pontuando estar “convicto” de que sua ida para o PMDB abala os quadros políticos.

“Tenho certeza absoluta que a minha vinda para o PMDB fortalece, sobretudo, os projetos e a alternância em Goiás. Venho para construir, não estou aqui para ser suplente de nada. Vamos lançar propostas, apresentá-las com convicção, com contundência sobre o grande desenvolvimento de Goiás.”

Quanto à interlocução com o principal cabo eleitoral do PMDB goiano, Iris Rezende Machado, Friboi é categórico. Diz estar conversando e que o líder peemedebista tem dito que os braços do partido estão abertos. “Tenho falado para Iris que ele não pode se esquecer de que ele tem de participar efetivamente da construção desse grande projeto na chapa majoritária para 2014. Eu coloco o meu nome e quero que ele também entenda que eu e ele, e toda a militância do PMDB, precisamos fazer a grande alternativa para 2014”, disse, acentuando mais à frente na entrevista que tem certeza de que Iris “fará o novo governador de Goiás.” Neste sentido, correm rumores de que já existem, até, especulações de que de fato Friboi componha chapa com o peemedebista, mas na vice.

“Não”. É esta a resposta curta e rápida de Júnior do Friboi ao ser questionado se aceitaria concorrer a outro cargo que não o de governador em 2014. O político destaca que quer participar da alternância de poder no Estado e que seu objetivo é construir sua candidatura ao governo. “Eu não estou impondo uma condição. Eu prefiro dizer que eu estou fazendo uma construção. Eu quero mostrar minha capacidade de construir e aglutinar, sobretudo, as oposições em Goiás.”

Indagado sobre a possibilidade de que lhe ocorra o mesmo que aconteceu a outros empresários que foram para o PMDB, a exemplo de Henrique Meirelles e Vanderlan Cardoso, mas que não concretizaram a expectativa de encabeçar chapa para o governo, Friboi partiu para a análise de que não foi o partido, mas uma “opção de cada um.” “Não é que o PMDB desfez algum compromisso. Até agora o que eu fiquei sabendo não há absolutamente nenhuma pretensão de alguém que queira participar de uma candidatura majoritária.”

A reunião

Iris Rezende e a deputada Íris de Araújo não estavam presentes no encontro por conta de agenda com o vice-presidente da República, Michel Temer. Contrariando a versão especulada para a visita, o deputado Samuel Belchior negou que Friboi seja a pauta principal.

O presidente estadual do PMDB, que saiu minutos antes do fim da reunião com o empresário, se limitou a dizer que não poderia antecipar o assunto debatido entre o casal Iris e Temer. “Essa conversa tem outro motivo, não tem nada a ver com filiação. Acho que talvez eles possam até conversar sobre isso também. Infelizmente não posso dizer o assunto que está sendo tratado lá. Mas o principal assunto não é a filiação do Júnior.”

O parlamentar aproveitou para reiterar que a filiação de Friboi “é uma questão de Goiás” e a mesma está sendo decidida pelos quadros e diretórios do Estado. “Pelos Companheiros de Goiás”, frisou. Belchior disse que a executiva ratificou o convite feito por muitos peemedebistas desde que surgiram as especulações sobre a filiação de José Batista Júnior, retomadas este ano.

“Na verdade foi mesmo uma palavra rápida de todos os membros da executiva. Dissemos que o partido está aberto. Que pretende conquistar novamente o governo de Goiás. Tem as propostas que nós imaginamos certas para as soluções que nós frisamos trazer para Goiás. E que o partido está aberto para que ele possa construir esse caminho dentro do partido.”

Reforçando o discurso de peemedebistas quando indagados sobre garantias a Friboi, o deputado disse que o político tem no PMDB o mesmo espaço que os demais integrantes, uma espécie de “carta branca” para construir seu projeto, levando-se em conta a complexidade própria de partidos grandes.
Sem garantia de candidatura ao governo, a principal contrapartida para a ida de Friboi oferecida pelo PMDB, segundo Belchior, é “um cabo eleitoral bem conhecido em Goiás, chamado Iris Rezende.” O deputado concluiu dizendo que o ex-governador, ex-prefeito, ex-senador e ex-ministro “será o divisor das águas” em 2014.

Entre os peemedebistas presentes estavam o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano, os deputados federais Pedro Chaves e Leandro Vilela, os deputados estaduais Bruno Peixoto, Paulo Cezar Martins, Luiz Carlos do Carmo e Wagner Siqueira Júnior, além do ex-deputado pela legenda José Nelto. A velha guarda do partido foi representada por Wagner Guimarães.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário