CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

segunda-feira, 8 de abril de 2013


Mantido o nome do estádio Mané Garrincha



Durante encontro com correspondentes da imprensa internacional, o Governo do Distrito Federal garante ter encerrado a discussão sobre como chamar o estádio de Brasília. O GDF afirmou que o nome da arena que receberá a abertura da Copa das Confederações, em junho, será Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A denominação, segundo o GDF, não fere nenhum dos critérios exigidos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Segundo o secretário Extraordinário para a Copa, Claudio Monteiro, o nome está de acordo com a matriz de responsabilidades assumida quando o Brasil foi escolhido para sediar o torneio. "A FIFA veda o nome comercial ou político, o que de nenhuma forma é o caso de Brasília", disse.

O secretário acrescentou que não houve restrição da instituição máxima do futebol em relação à homenagem ao bicampeão mundial com a Seleção Brasileira. "Não recebemos qualquer proibição da FIFA quanto ao nome Mané Garrincha. Na verdade, não houve sequer questionamento da entidade", explicou.

Na lista de normas que regem a realização da Copa do Mundo, é proibido que os estádios recebam, em seu nome, marcas comerciais ou termos que possam ter um uso político. "A ideia é evitar problemas com os patrocinadores da competição ou que um político se aproveite da exposição gerada pelo evento", contou Monteiro.

Tradição – Inaugurada em 10 de março de 1975, a arena brasiliense recebeu, primeiramente, o nome de Estádio Governador Hélio Prates da Silveira. Nos anos 1980, contudo, foi rebatizada como Estádio Mané Garrincha.

Com a demolição do antigo estádio e a reconstrução total, avaliada em cerca de R$ 1 bilhão, o local manterá, então, o nome de Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e pode ser transformado futuramente em arena multiuso, com equipamentos urbanos como teatro, restaurantes e lojas.

Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário