CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quinta-feira, 11 de abril de 2013


Cidades do Entorno enfrentam alto risco de epidemia de dengueEm todo o país, número de registros cresceu quatro vezes em relação a 2012. A maior quantidade de infectados em relação à população está no Centro-Oeste

Grasielle Castro - Correio Braziliense

Emília Guimarães (E) chegou a levar a filha Rosângele ao médico, mas ela não fez exames  (Edilson Rodrigues/CB/D.A Press)
Emília Guimarães (E) chegou a levar a filha Rosângele ao médico, mas ela não fez exames


A dengue já atinge números de epidemia nas cidades que cercam o Distrito Federal e pressiona o sistema de saúde pública em Brasília. Das quatro unidades da Federação que formam a Região Centro-Oeste, apenas o DF não está em situação de alerta, apesar de as notificações ao Ministério da Saúde terem aumentado 470% nos três primeiros meses do ano, na comparação com o primeiro trimestre de 2012. Mas a situação ao redor da cidade é alarmante. Mato Grosso do Sul, com incidência de 3.105 casos suspeitos para cada grupo de 100 mil habitantes e 77,7 mil registros totalizados, é a unidade da Federação que ostenta a maior incidência da dengue no país. Goiás vem em segundo lugar. Do ano passado para cá, as notificações aumentaram mais de 10 vezes no estado e alcançaram a marca de 84 mil doentes.

Além dos estados da Região Centro-Oeste, oito estão em alerta para risco de epidemia da doença. Depois de dois anos de queda nos registros, os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, ontem, mostram que, se os casos suspeitos se confirmarem, o Brasil pode bater o recorde de 2010, quando foram constatados 580 mil casos. O levantamento do ministério mostra que, hoje, há 714 mil casos em investigação, quase quatro vezes mais que no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário