Imagem: DivulgaçãoO Brasil apareceu em quarto lugar entre os países da América Latina com a maior desigualdade de renda, segundo fonte do Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD).
O Relatório Mundial de Desenvolvimento apontou que Honduras, Bolívia, Colômbia, Brasil e Chile são os países mais desiguais por renda. Nicarágua, Argentina, Venezuela, Uruguai, Jamaica e Peru são os menos desiguais.
Hernando Gómez coordenador do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano da Colômbia 2013, afirmou em entrevista coletiva que: “A América Latina continua sendo a região do mundo que tem, de longe, a mais alta desigualdade”. Esse cenário se mantém apesar da América Latina, durante os dois últimos anos ter diminuido a desigualdade na distribuição de renda o que não aconteceu em nenhuma outra parte do mundo, destacou o coordenador.
Segundo o assessor do PNUD a desigualdade na América Latina se deve ao fato de ser a região com mais milionários do que em outras áreas do mundo. Mas apesar dos dados negativos ele destaca que em seu conjunto, “a desigualdade diminuiu” e isso “deve ser comemorado e valorizado”.
Fonte: EXAME