CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

sexta-feira, 12 de abril de 2013


Águas Lindas recebe testes rápidos de dengue 

Da Redação 

dengue2


A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF)  disponibilizou  nesta sexta-feira (12/04) 18 mil kits de teste rápido para diagnóstico de dengue no entorno de Brasília. Esses kits serão distribuídos em oito municípios do entorno da capital federal.

A  Secretaria Municipal de Saúde (SMS)  de Águas Lindas de Goiás recebera 5 mil kits  para tentar combater a epidemia que vem castigando a cidade. De acordo com a SMS já foram confirmados mais 500 casos de dengue na cidade.

Por meio de nota, a secretaria ressaltou que grande parte dos moradores do Entorno passa mais tempo no Distrito Federal do que em suas próprias cidades e que é preciso criar uma barreira para conter o mosquito Aedes aegypti. Segundo o órgão, qualquer surto ou epidemia de dengue em municípios vizinhos traz sobrecarga ao sistema de saúde do Distrito Federal.


A praticidade e aparência do novo kit fazem lembrar os aparelhos de monitoramento de glicemia, usado no diagnóstico de diabetes. A diferença é que o sangue coletado do paciente não é aplicado diretamente no kit diagnóstico. O teste é realizado com o soro separado das células sanguíneas e, por isso, a metodologia ainda exigirá a coleta de sangue do paciente. A reação, que pode indicar a presença de proteínas do vírus da dengue ou anticorpos produzidos, ocorre em 20 minutos.

Um comentário: