CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Votos do Entorno nas eleições de Brasília e Goiás

Postado por Moisés Tavares

DIÁRIO DA MANHÃ
WALTER BRITO



 seis nomes certos que almejam mandatos em 2014, na Câmara Legislativa de Goiás e dois que pleiteiam a Câmara Distrital; todos, de olho nos votos do Entorno. São eles: Ernesto Roller (PMDB); Iso Moreira (PSDB); Fabrício Paiva (PRTB); Valcenor Braz (PTB); Luiz Alberto Jiribita (PTB) e Lêda Borges (PSDB). Atentos aos votos da região, estão o prefeito de Água Fria, João de Deus, pré-candidato a deputado distrital pelo PRTB e Bem Neto,


 
Luiz Alberto Jiribita (PTB),pré candidato por Águas Lindas 

Por diversas décadas, a região metropolitana de Brasília, conhecida popularmente como Entorno, foi abandonada pelo poder público. Para muitos, o Entorno é órfão de pai e mãe: nem Goiás e muito menos Brasília ajudam.
A região formada por 22 municípios, entre os quais, 19 de Goiás e três de Minas Gerais, tem como problemas cruciais: o transporte ineficiente; a falta de emprego; a saúde pública precária e, a violência que assusta o povo. Vale lembrar, que muitos líderes do tráfico de drogas e outros crimes, das favelas cariocas e da periferia paulista; migraram de lá, para se instalarem nos municípios que circundam a capital brasileira. Trata-se portanto, de uma ameaça ao poder central da República. A esse respeito, comenta-se inclusive, que num futuro próximo, o Entorno poderá se transformar numa "Baixada Fluminense".
Ao aproximar as eleições, políticos de todos os matizes se manifestam com discursos afiados, propondo maravilhas. O exagero é tão grande na propositura de ações a favor das cidades vizinhas do Palácio do Planalto, que determinadas maquetes dos projetos para região, se comparam a Noruega, que tem o maior IDH do mundo.
Os políticos, tanto de Goiás como de Brasília, estão cientes que a região decidiu as eleições nos dois estados em 2010. Deu vitória ao Marconi e permitiu dona Weslyan Roriz, ir para o segundo turno e eleger com votações expressivas, as duas filhas: Liliane para deputada distrital e Jaqueline para deputada federal. Vale lembrar, que nos municípios goianos, moram 100 mil eleitores que votam em Brasília.
Nesta seara e rumo ao poder, fala-se em
 seis nomes certos que almejam mandatos em 2014, na Câmara Legislativa de Goiás e dois que pleiteiam a Câmara Distrital; todos, de olho nos votos do Entorno. São eles: Ernesto Roller (PMDB); Iso Moreira (PSDB); Fabrício Paiva (PRTB); Valcenor Braz (PTB); Luiz Alberto Jiribita (PTB) e Lêda Borges (PSDB). Atentos aos votos da região, estão o prefeito de Água Fria, João de Deus, pré-candidato a deputado distrital pelo PRTB e Bem Neto, também pré-candidato rumo a Câmara Legislativa do DF. Lembrando ainda que Neto, é nome forte do pré-candidato a governador por Brasília Rodrigo Rollemberg (PSB). Rollemberg é conhecedor profundo da região metropolitana e sabe do potencial de Bem Neto, ex-vice-prefeito de Santo Antônio do Descoberto. O líder do PSB, que é suplente de deputado estadual em Goiás, transferiu seu título eleitoral para o DF, onde é empresário do mercado financeiro. Neto é presidente da Associação de Moradores de Água Quente, nas proximidades de Santo Antônio do Descoberto. Só lá, votam 20 mil eleitores em Brasília.
Como se vê, a região desprezada pelo poder público passa a ter importância capital para os políticos da esquerda, centro e direita. Não podemos esquecer que a região do Entorno precisa de ser protegida como área de segurança nacional, pois não queremos ver um bandido da Rocinha ameaçando uma das mais de 200 embaixadas do mundo, acreditadas em Brasília. Ressalto ainda que Juscelino Kubitschek dizia: "O desenvolvimento do Centro-Oeste se dará por meio da região do Entorno de Brasília". Importante lembrar que Juscelino viveu os seus últimos dias na Fazendinha JK, em Luziânia, cuja sede foi projetada por Oscar Niemeyer (foto).
(Walter Brito, jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário