CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Os nomes mais competitivos do Entorno de Brasília para deputado estadual

Postado por   Moisés  Tavares
Do  Jornal Opção
                         
Aleandra de Sousa -PTB          Luiz Alberto Jiribita-PTB                         Geraldo Messias-PP

O Entorno do Distrito Federal pode ser uma das grandes surpresas das eleições deste ano para deputado estadual. A região deve enviar vários parlamentares – pelo menos cinco, segundo algumas avaliações – para a Assembleia Legislativa de Goiás. A seguir, listamos alguns nomes que são apontados como os mais competitivos. Outros nomes podem aparecer e alguns dos citados talvez nem disputem mandato. Mas, no momento, são mencionados como os mais consistentes.
1 – Ernesto Roller
O ex-deputado estadual Ernesto Roller quer voltar para a Assembleia Legislativa. Ele foi candidato a prefeito de Formosa, em 2012, e só perdeu porque faltou-lhe estrutura financeira. Nas listas dos favoritos, elaboradas por líderes políticos de vários partidos, seu nome sempre aparece. Primeiro, porque é popular em Formosa. Eleitores da cidade se dizem inconformados pelo fato de ele não ter sido eleito prefeito, dado o fracasso do atual prefeito, Itamar Barreto. Segundo, está filiado a um partido forte na cidade, o PMDB. Terceiro, tem o apoio do pré-candidato a governador pelo PMDB, Júnior Friboi.
2 – Cassiana Tormin
A petista Cassiana Tormin, ao lado de Roller, aparece em todas as listas de favoritos. Ela é vereadora em Luziânia, apontada como atuante, e conta com o apoio do vice-prefeito, Didi Viana, seu marido, e do primo Cristóvão Tormin, prefeito do município. É um dos nomes fortes e promissores do PT no Entorno.
3 – Valcenor Braz
Filiado ao PTB, com base eleitoral em Luziânia, o deputado estadual Valcenor Braz é um nome consistente na região. Figura na lista dos favoritos. O único problema é o possível excesso de candidatos na região, que pode acabar por esvaziá-lo. Ele é um deputado atuante. Não brilha na Assembleia, com discursos bombásticos, mas representa bem sua região.
4 – Sônia Chaves
A deputada estadual Sônia Chaves, cuja principal base eleitoral é Novo Gama, é uma das favoritas. Seu problema, se é um problema, é a candidatura de Lêda Borges. Mas, com sua atuação consistente em defesa da região, figura na lista dos favoritos. É do PSDB.
5 – Lêda Borges
A ex-prefeita de Valparaíso Lêda Borges, do PSDB, teve uma gestão tumultuada e muito contestada, tanto que não conseguiu se reeleger. Pode parecer, assim, que se trata de uma candidata fraca. Mas não é assim. Lêda Borges é uma candidata consistente e tem chance de ser eleita. Pode ser vítima, porém, do excesso de candidatos na região e, sobretudo, na sua cidade.
6 – Geraldo Messias
O ex-prefeito de Águas Lindas Geraldo Messias teve uma gestão muito contestada e seu grupo perdeu o poder. Mas permanece como um político forte na região. Ele é filiado ao PP do vice-governador José Eliton.
7 – Narciso Pereira de Carvalho
O PPL de Nova Gama vai bancar Narciso Pereira de Carvalho. Novo Gama vai ter problemas com um número muito grande de candidatos.
8 – Arquicelso Bites
O petista Arquicelso Bites quer ser candidato a deputado estadual, mas esbarra na prefeita Lucimar Nascimento, que prefere bancar outro candidato. Representa Valparaíso.
9 – Professor Silvano
A prefeita de Valparaíso, Lucimar Nascimento (PT), prefere apoiar o Professor Silvano, do PT. Se apoiar, Silvano se torna altamente competitivo e tende a ser eleito.
10 – Élcio do Varejão
Filiado ao PMDB, o vice-prefeito de Valparaíso, Élcio do Varejão, é popular. Seu problema é o mesmo dos outros: o excesso de candidatos no município.
11 – Adolfo Lopes
O PMDB de Iris Araújo pretende lançar o ex-vice-prefeito de Valparaíso Adolfo Lopes para deputado.
12 –Aleandra de Sousa
A primeira-dama de Águas Lindas de Goiás, Aleandra de Sousa, se o marido, o prefeito Hildo do Candango, deixar, será candidatura e dificilmente não será eleita, dada a força da máquina pública num município pobre. Não só. Ela é, de fato, popular na cidade. O prefeito pode apoiar outro candidato.
13 – Luiz Alberto Jiribita
O PTB deve bancar o vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita para deputado estadual. O prefeito Hildo do Candango deve apoiá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário