CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Pré-candidatos ao governo movimentam as redes sociais

Eleições 2014
Pré-candidatos ao governo movimentam as redes sociais
Postulantes à chefia do Executivo goiano já operam as mídias digitais em período de definição de alianças políticas. Equipes de Marconi Perillo, Júnior do Friboi, Antônio Gomide e Vanderlan Cardoso traçam estratégias de comunicação virtual
Redes sociais de Marconi Perillo são voltadas para notícias, ações de governo e divulgação de programas sociais
Frederico Vitor
 
A primeira eleição de Barack Obama à Presidência dos Es­ta­dos Unidos em 2008 tornou-se referência mun­dial de como conduzir uma campanha vitoriosa usando as mídias digitais. Naquela experiência houve um esforço para unificar o discurso dentro e fora da internet. O democrata conseguiu arrecadar cerca de US$ 5 bilhões em pequenas doações feitas via online. A partir deste fato, qualquer político ao redor do mundo passou a ser obrigado a ter uma conta no microblog Twitter, site de relacionamento criado em 2006 por uma empresa americana.
 
Na reeleição de Obama em 2010, o presidente democrata buscou o site de relacionamento Facebook para ser a sua plataforma de união entre a campanha online com a força da web. Diante deste cenário, os cinco pré-candidatos ao governo de Goiás começaram a se movimentar nas redes sociais, com destaque ao Twitter e Facebook. Com a popularização dos smarthphones e de seu uso em massa, em 2014 será a vez de aplicativos como Insta­gram e WhatsApp debutarem como ferramentas de campanha eleitoral.
 
A reportagem do Jornal Opção analisou a forma como Marconi Perillo (PSDB), An­tônio Gomide (PT), Júnior do Friboi (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PSB) usam as redes sociais. As equipes de cada pré-candidato se movimentam de forma ostensiva na rede. As agendas de pré-campanha, reuniões, discursos, fotos e vídeos são postados regularmente.  
 
Marconi Perillo
 
A fan page de Marconi no Facebook foi curtida por 31.361 pessoas até a noite de sexta-feira, 7. Essas 31,3 mil pessoas recebem em suas time line notícias, álbuns de fotos e vídeos e textos sobre as ações do tucano. As notícias sobre o andamento de obras (viadutos das GOs-070 e 060, Hugo 2, Programa Rodovida, Centro de Excelência) e eventos como entrega de benefícios de programas sociais são as que mais recebem destaque. Um exemplo são as fotos das luminárias instaladas em postes da BR-153, no trecho entre o condomínio Aldeia do Vale e Aparecida de Goiânia.
 
A visita de Marconi ao Hos­pital Materno Infantil, onde está internado o bebê que nasceu após um grave acidente de trânsito ocorrido na semana passada no Bairro Goiá, em Goiânia, ganhou um grande destaque. “A pequena Isabela nasceu com 2,5 kg, uma graça de Deus. Fui recebido pela tia, Maria Alzeni, e entreguei um carrinho de bebê e o enxoval personalizado, doado pela OVG”, diz o texto da fala do governador após a visita. Somente esta postagem rendeu 4.420 curtidas e 626 comentários.
 
O Twitter de Marconi tem 37,2 mil seguidores e foram postados 13,9 mil tweets — pequenos textos de no máximo 140 caracteres. Há notícias postadas no Facebook que são replicadas no microblog, como por exemplo, a visita do governador no canteiro de obras do Hospital de Urgên­cias da Região Noroeste de Goiâ­nia (Hugo 2). “Os avanços das obras do Hugo II já são visíveis. Tu­do está acelerado e os operários já começam a entrar na fase de acabamento interno”, diz um tweet.
 
O Instagram é uma rede social acessada a partir de smartphones, no qual os usuários postam fotos tiradas pelo celular e aplicam efeitos nas imagens, compartilhando com os seguidores. Os pré-candidatos que possuem contas neste aplicativo fazem uso de modo similar. Marconi, Júnior Friboi e Vanderlan, por exemplo, têm re­servado a esta rede temas relacionados à convivência familiar e a situações descontraídas. A plataforma permite a postagem de imagens em outras mídias digitais como o Facebook e o Twitter, pos­si­bilitando comentários e curtidas.
 
O Instagram de Marconi, até a sexta-feira, 7, apresentava 133 postagens e 890 seguidores. Em uma foto o tucano aparece al­moçando na companhia de populares. Noutra, há imagem de um momento de descontração com a primeira-dama Valéria Jayme Perillo, ambos na companhia da cantora Roberta Mi­randa. Como não poderia faltar, há várias fotografias das obras em andamento e outras já concluídas, como o Centro Cultural Oscar Niemeyer, que teve seus ângulos explorados em fotos ao pôr do sol.
 
Júnior Friboi
 

 
A fan page do empresário Júnior Friboi no Facebook recebeu 35.960 curtidas até a conclusão desta análise. São postadas diariamente notícias, textos e fotos de visitas do pré-candidato que se apressa até o final do mês de março para viabilizar sua candidatura. De acordo com a assessoria do peemedebista, é uma agência (AG 2 Digital) de comunicação de São Paulo que opera as redes so­ciais do pré-candidato. O foco é retratar as atividades po­líticas dele, como por exem­plo, a reunião com 12 entidades empresariais e sindicatos de classe que debateram parceria na elaboração do plano de governo do peemedebista.
 
O Twitter de Júnior Friboi ainda não está em plena operação, levando em consideração que há apenas 244 seguidores e 56 tweets. Já no Istagram 44 fotos foram postadas sendo seguido por 884 pessoas. Grande parte das imagens retrata momentos familiares ao lado da mulher e do filho, além de encontros políticos como na solenidade de aniversário de 80 anos do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado. A assessoria também informou que o próprio pré-candidato tem feito a maioria das postagens em seu Instagram.
 
Vanderlan Cardoso
 
A fan page no Facebook do empresário e pré-candidato do PSB, Vanderlan Car­doso, recebeu 8.812 curtidas até o início da noite de sexta-feira. Diferente de Júnior Friboi, o ex-prefeito de Se­nador Canedo tem feito duras críticas à atual gestão e se utiliza de imagens trabalhadas, deixando a impressão que há uma equipe de designers dedicada ao conteúdo do que é postado. Destaque ao texto crítico em relação à perda do controle acionário da Celg por parte do governo estadual.
 
Gercyley Batista, diretor de criação da Kanal Cine Vídeo, produtora do presidente do PRP goiano, Jorcelino Braga, diz que a operação nas redes sociais de Vanderlan é feita a “quatro mãos” por integrantes do PSB regional. Ele afirma que a equipe é orientada a postar imagens e textos de viagens e visitas, de acordo com um plano estratégico dividido em três etapas. Projetos de governo e desenvolvimento da linha partidária também passaram a ser difundidos nas redes do empresário.
 
O Twitter de Vanderlan é seguido por 3.111 pessoas e 2.754 tweets foram postados. A grande maioria dos microtextos é réplica do conteúdo postado no Facebook. O último conteúdo exclusivo ao Twitter foi postado no dia 5 de fevereiro, no qual o candidato ressalta que voltou a falar de segurança pública numa entrevista concedida a uma rádio do interior do Estado. “É inadmissível colocar ano X como ano da segurança. Em qualquer gestão responsável todo ano é ano da segurança pública”, diz o tweet.
 
O Instagram de Van­derlan tem 13 postagens e 311 seguidores. O candidato não expõem momentos familiares, a exemplo de Marconi e Júnior Friboi. Há várias fotos com líderes políticos, como o governador de Per­nambuco e candidato a Pre­sidência da República, Eduado Campos (PSB), a deputada federal Luiza Erun­dina (PSB-SP) e a ex-senadora Marina Silva. “Muito boa a conversa com @marinasilvaoficial. Falamos sobre o cenário político local e o anseio de mudança na forma de fazer política e de governar em Goiás e no restante do Brasil”, diz o texto-legenda do registro de Vanderlan com Marina.
 
Antônio Gomide
 
Prefeito de Anápolis Antônio Gomide, pré-candidato do PT ao governo estadual, dedica o Facebook para ações da prefeitura. Estratégia é aproximar eleitor de plano de governo via redes sociais  
 
O Facebook do prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, é seguido por 4.522 pessoas e tem sido usada para a divulgação das ações da prefeitura, como inauguração e entrega de veículos adaptados para o transporte de alunos da rede municipal. Além das atividades administrativas, a rede social tem re­tratado a agenda política do pe­tista, como sua visita à Univer­sidade Federal de Goiás (UFG) em busca da elaboração de um plano de governo. “Buscamos conhecimento técnico de pessoas estudiosas e competentes. Valorizo a educação e procuramos técnicos, professores e doutores em áreas específicas, que nos ajudarão a pensar o melhor projeto para o Estado”, diz um trecho do texto sobre a visita à reitoria da UFG.
 
O twitter de Antônio Go­mide é seguido por 222 pessoas e foram postados 129 tweets. A página do pré-candidato parece que ainda não tem sido priorizada, mas a expectativa é de que se torne mais atuante nos próximos dias. De acordo com o jornalista e assessor do prefeito de Anápolis Henrique Mor­gantini, há uma equipe de cinco pessoas que gerem as contas. “O que mais se trabalha hoje é na pulverização, na promoção de debates no Face­book. Já temos uma estratégia definida, o internauta quer algo a mais, quer intimidade do candidato como agente público, que estabeleça ligações com ideias”, diz. Gomide ainda não tem uma conta no Instagram.  
Fonte:Jornal Opção

Nenhum comentário:

Postar um comentário