CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013


SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TENTAR CONTROLAR EPIDEMIA DE DENGUE


Por Moisés Tavares
com informações da
(Assessoria de Imprensa SMS)

A Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando ações efetivas para controlar o avanço do mosquito transmissor da dengue. Dezenas de pessoas têm procurado diariamente os hospitais e PSFs da cidade com sintomas da doença. 

O secretário Municipal Saúde  Willen Madson, cumprindo determinação do prefeito Hildo do Candango, disponibilizou a logística necessária  para que a Funasa possa combater a proliferação do mosquito, apesar das dificuldades herdadas da administração passada.

Nos bairros Santa Lúcia, Recanto da Barragem e adjacências, onde residem mais de cinquenta mil pessoas, centenas de moradores reclamam dos sintomas de dengue, enquanto outros, procuram os  centros de saúde do Distrito Federal (HRAM, HRT, HRC, HRB) e laboratórios particulares onde tem sido confirmados vários casos. 

“Somente em uma casa encontramos sete pessoas com sintomas de dengue, entre estas houve a confirmação sorológica positiva em pelo menos duas pacientes”, relata a coordenadora da Gerência Municipal de Endemias Luzia do Carmo.

A Funasa  tem informação de um caso de dengue hemorrágica, confirmado em clínica de Brasília e um caso de óbito ainda não identificado.  A maioria das ocorrências aconteceu entre os meses de novembro e dezembro, em virtude da falta de cobertura de ACE naquelas áreas, bem como o acúmulo de lixo e entulhos nas ruas, contribuindo para a proliferação do mosquito e dos casos suspeitos.  No final da Gestão passada todos os PSFs foram fechados e o HMBJ teve seu quadro funcional reduzido em mais de noventa por cento.

De acordo com o Centro de Epidemiologia da SMS, o laboratório do HMBJ está sem funcionamento há meses e os convênios com clínicas e outros laboratórios foram cancelados pela administração anterior. “As análises sorológicas e os diagnósticos devem ser feitos pelo laboratório  LACEN, em Goiânia, credenciado pelo Ministério da Saúde, o qual lança as informações no Sistema  padrão do MS”. Frisou o diretor de Vigilância em Saúde, Euder Vieira.

Ele informou ainda que todos os PSFs já foram reabertos e lotados de profissionais de saúde para atendimento à população. O HMBJ também está voltando à normalizada na assistência popular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário