SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVE AÇÃO DE COMBATE A DENGUE
A Funasa tenta evitar uma epidemia da doença na cidade
Fotos e texto: Alberto Pessoa

Seguindo orientações do prefeito Hildo do Candango e do Secretário Municipal de Saúde, Willen Teixeira, a Diretoria de Vigilância em Saúde e Funasa, iniciou nesta terça (15), uma ação efetiva de combate ao mosquito transmissor da dengue. Os bairros Setor 6, Águas Lindas II onde há maior índice de suspeitos e casos confirmados várias equipes de ACEs, visitaram as residências em trabalho informativo, ao tempo que era aplicado inseticida nas casas e terrenos baldios.
No bairro Recreio da Barragem foi localizada pela Funasa uma piscina em construção que servia para acumular água e de depósito para o mosquito da dengue.
De acordo com a Funasa, a incidência do mosquito da dengue já atinge diversos bairros da cidade “encontramos uma situação de abandono, áreas sem cobertura de agentes e muitas pessoas com suspeitas de contaminação”, frisou o diretor de Vigilância em Saúde, Euder Vieira.
A Funasa tenta bloquear a proliferação do mosquito e assim evitar uma epidemia. No PSF do bairro Águas Lindas II, em dez atendimentos, seis apresentam sintomas de dengue. Nas unidades residenciais visitadas foram identificados muitos focos do mosquito “e muitos pacientes com exames confirmados de dengue, cujo trabalho de informação não estava sendo efetuado por falta de ACEs”, revelou a coordenadora da Funasa Luzia do Carmo.
FORÇA TAREFA
Doutor Willen garante que o trabalho de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue continuará, mesmo em meio ao período chuvoso. O secretário está convocando uma Força Tarefa que envolve várias secretarias e em ação conjunta realizarem trabalho urgente de combate a dengue. Os procedimentos de Controle de Chagas também deverão ser intensificados pela SMS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário