CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013


Vapt-Vupt
Governador anuncia novo formato de reuniões com prefeitos
Marconi Perillo e os secretários do Estado se reunirão com 20 administradores municipais todas as quarta-feiras para discutir demandas e buscar parcerias
André Saddi/Jornal Opção
Thiago Burigato e Tainá Borela
Depois de uma reunião a portas fechadas com prefeitos da Região Metropolitana de Goiânia na tarde desta quarta-feira, 16, o governador Marconi Perillo (PSDB) anunciou que toda quarta-feira terá audiências com 20 prefeitos de diferentes regiões de Goiás para discutir as dificuldades e as demandas de cada município. O governador pontua que em três meses conseguirá se reunir com todos os prefeitos do Estado e que pretende atendê-los no que estiver ao “alcance do governo”.

Marconi chama o novo modelo de reuniões de “Vapt-Vupt”, e explica a analogia com o serviço oferecido pelo governo: “Há muitos anos eu criei o Vapt-Vupt, que é hoje um sucesso com 99% de aprovação. Recentemente eu recebi a sugestão de um jornalista no sentido de criar um Vapt-Vupt com as prefeituras, para atender rapidamente, com eficiência, os prefeitos”, conta. “E eu resolvi começar hoje com os prefeitos da Região Metropolitana, recebendo, junto aos meus secretários, todas as demandas dos prefeitos. Creio que com este formato fica bem mais fácil para os administradores.”

Neste modelo, os gestores municipais se reunirão com o governador e, em seguida, com os secretários para que as reivindicações de cada um sejam apresentadas e discutidas. Segundo o tucano, na reunião de hoje a maior demanda foi referente à questão da recuperação asfáltica. Ele diz que mesmo sendo essa uma responsabilidade exclusiva das prefeituras, o governo pretende ajudar naquilo que for possível. “Receberei amanhã o presidente da Agetop [Jayme Rincón], que me trará um orçamento em relação ao que custaria uma licitação para aquisição de massa asfáltica para uma doação às prefeituras”, afirmou.

Ele diz que o trabalho em conjunto entre as prefeituras e o governo estadual são essenciais para o desenvolvimento dos municípios e do Estado como um todo. “São muitos os desafios dos atuais prefeitos, e quanto mais eficiente e rápido for o governo, melhor para todos eles, para nós e para a população de uma maneira geral.”

De acordo com o governador, os municípios geridos por prefeitos da oposição não serão discriminados, recebendo o mesmo apoio do governo estadual que as demais prefeituras. “Eu não considero prefeitura de oposição, afinal de contas, nós todos exercemos a função executiva. Temos que cooperar uns com os outros”, disse. “No ano passado nós tivemos muitas ações com prefeituras de situação e de oposição. Os programas de caráter estadual estão atendendo todos os municípios, independentemente do partido.”

Na reunião de hoje, estiveram presentes os prefeitos de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campestre, Damolândia, Goianapolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis e Trindade. Também participaram os secretários da Casa Civil (Vilmar Rocha), da Educação (Thiago Peixoto), do Meio Ambiente (Leonardo Vilela), da Segurança Pública (Joaquim Mesquita), das cidades (Sílvio Souza), Articulação Institucional (Daniel Goulart), Saúde (Antônio Faleiros), Gestão e Planejamento (Giuseppe Vecci) e diretores de órgãos como Saneago (Roberto Marques), Agetop (Jayme Rincón), Celg (Humberto Eustáquio) e Detran (Múcio Bonifácio).

O governador confirmou que a reunião da próxima semana deve ser com administradores das cidades da região do Entorno do Distrito Federal.

Municipalização
Questionado sobre a polêmica da Saneago com a prefeitura de Goiânia, o governador Marconi Perillo (PSDB) afirmou, durante a coletiva, que não vai “politizar este assunto”. Ao Jornal Opção, o governador confidenciou que não é “estratégia” do governo não entrar na discussão da municipalização da água iniciado pelo vice-prefeito Agenor Mariano (PMDB). “Paulo Garcia não falou nada para mim. Não tenho o que responder. Este é um assunto técnico, não político”.
O tucano se comprometeu a fazer tudo que estiver ao seu alcance para ajudar Goiânia. “Nunca se investiu em água como agora. Nosso projeto é  chegar em 2014 com 90% do esgoto da capital tratado. E com água o suficiente para abastecer uma população de três milhões de pessoas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário