CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


Presídio lança projeto de ensino em Águas Lindas



A Penitenciária de Águas Lindas de Goiás, na 3ª Gerência Regional do Entorno de Brasília da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep), deu início neste mês a um novo projeto de educação, chamado Reeducação Básica – reaprendendo a escrever, com o objetivo de estimular a criatividade e a leitura entre a população carcerária, além de buscar o aperfeiçoamento da escrita.
Os alunos, inicialmente, são apenas os que se encontram no módulo de respeito e já prestam algum tipo de trabalho na unidade, com a finalidade da remição da pena. A iniciativa teve manifestação de apoio do Ministério Público da cidade, que se tornou interlocutor junto dos poderes locais na busca de livros e melhores condições para o desenvolvimento do projeto. A partir desse envolvimento, uma biblioteca será montada no presídio.

As aulas, que começaram em 14 de janeiro, contam com 15 alunos divididos em duas turmas. O aprendizado ocorre nos períodos matutino e vespertino, com duração de duas horas de aula/dia, sendo às segundas, terças e sextas-feiras. Entre os professores estão servidores do presídio e, também, um dos presos da penitenciária, que foi preparado para a tarefa pelo conhecimento e a facilidade com a prática pedagógica.

Durante o curso, os matriculados terão aulas de português, matemática, história, geografia e ciências de nível fundamental, além de conhecimentos gerais, higiene e profilaxia e relações interpessoais. Os presos participantes tiveram de preencher alguns requisitos, como bom comportamento e comprometimento com o aprendizado.

A supervisora Administrativa, Stael Palácio de Andrade, é a idealizadora do projeto e coordenadora do curso. Segundo ela, o detento, pela condição de privado da liberdade, durante o tempo em que está preso, tem o estado emocional afetado de uma maneira que lhe impede de projetar o futuro de maneira positiva. Assim, ela explica que a iniciativa é uma nova possibilidade de esperança para esse público.

“Sabemos que a reintegração de um ex-detento à sociedade é extremamente difícil, seja pelo preconceito social ou pelas limitações profissionais, intelectuais dele próprio. Nesse sentido, nos questionamos sobre como podemos minimizar essas dificuldades. Como a inércia diante de problemas e obstáculos não é característica dessa administração, nós resolvemos implantar o curso para abrir uma possibilidade a mais de esperança, de um futuro melhor para os internos, a partir de uma melhor capacidade de leitura e interpretação da realidade”, disse Stael.

Enseja
O Curso Reeducação Básica – reaprendendo a escrever  é ministrado em um sala de aula na área administrativa da penitenciária. Os alunos foram divididos em duas turmas. A promotora de Justiça do MP de Águas Lindas, Tânia d’Able Rocha de Torres Bandeira, iniciou uma campanha de doação de livros para a biblioteca do presídio. Além disso, ela realizou reuniões com as secretarias Municipal e Estadual de Eduçação em Águas Lindas e conseguiu o compromisso dessas instituições na implantação  do projeto Enseja, de educação de jovens e adultos na penitenciária.

Mais informações: (62) 3201-6013

As informações são Portal Goiás Agora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário