sábado, 31 de janeiro de 2026

VAI DE VAL VAI VOLTAR

 

      FOTO: DIVULGAÇÃO 


A prefeitura de Valparaíso de Goiás anunciou o retorno do transporte público municipal com o programa “Vai de Val”. A assinatura de contrato com a nova empresa Mobilidade Entorno Sul, com sede na Cidade Ocidental, foi feita na quarta-feira, 28 de janeiro.

Segundo documento em que o JORNAL A ENTREVISTA teve acesso, o contrato é emergencial e tem vigência de 6 meses. A nova empresa deve entrar em operação em meados de março após a plotagem dos veículos, que será feita em breve e terá a mesma identidade e adesivos já utilizados no “Vai de Val” em 2025. A frota deve ser composta por 7 micro-ônibus, sendo 1 reserva, com até 10 anos de fabricação, com idade mais avançada em comparação com a antiga empresa, a Catedral, que operou em Valparaíso de Goiás durante alguns meses do ano anterior.

A tarifa cobrada inicialmente será de R$ 3, com subsídio total da prefeitura (entenda mais abaixo), sem possibilidade de tarifa zero em um primeiro momento. As rotas ainda estão em fase de análise, mas a ideia da Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Valparaíso de Goiás (AMTT) é manter as mesmas 4 linhas utilizadas anteriormente com alguns ajustes pontuais, atravessando a cidade e cortando diversos bairros de forma coletora. Por conta da menor quantidade de veículos nas ruas, os horários de partida devem ser reduzidos e o intervalo maior entre os ônibus, ou seja, o passageiro terá de esperar mais tempos nas paradas.

 

Entenda o processo até os dias atuais

 

O serviço “Vai de Val” foi criado em março de 2025 e estava suspenso desde o dia 31 de julho de 2025, quando a prefeitura rompeu o contrato com a Viação Catedral, alegando que a empresa não prestava um serviço adequado à população. A Catedral se defendeu e denunciou a prefeitura de não repassar os subsídios das gratuidades das viagens, alegando prejuízo financeiro.

A cidade ficou sem transporte público municipal e segue na mesma situação até o presente momento desta reportagem. Ao longo desses meses, foram feitas várias tentativas, com abertura de edital e chamamentos para eventuais interessados no transporte, porém sem sucesso e solução. A UTB (União Transporte Brasília), que presta serviço interestadual entre Valparaíso de Goiás e Brasília, foi procurada para expandir suas operações dentro da cidade, já pela experiência adquirida ao longo dos anos e por também ter aceitado uma outra proposta idêntica feita pela prefeitura de Águas Lindas de Goiás (GO), porém a resposta foi negativa, por alegação de que teria que adquirir novos veículos e ter mais investimentos internos, o que seria inviável, segundo a empresa.

Em 16 de setembro de 2025, o prefeito Marcus Vinicius (MDB) sancionou a Lei de N.º 1.911, da Câmara Municipal, em que autoriza a concessão de subsídio tarifário correspondente ao valor de até R$ 200 mil ao Transporte Público Coletivo Urbano de Passageiros “sob o regime de concessão ou permissão do serviço público ou ainda contratado de forma emergencial, assegurando a modicidade das tarifas, a generalidade do transporte público coletivo e a preservação do equilíbrio econômico-financeiro no contrato de concessão”.

O assunto é um dos que mais desgastam o governo do prefeito, que vem sendo cobrado diariamente por uma resposta imediata, principalmente por moradores dos bairros mais afastados do centro da cidade. O gestor confessou a dificuldade, garantiu que vem procurando resolver o mais rápido possível o tema e chegou a pedir ajuda aos deputados de Goiás.

Fonte: https://Jornalaentrevista.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.