O Brasil acaba de dar um passo gigantesco na soberania sanitária. A vacina Butantan-DV, o primeiro imunizante contra a dengue 100% desenvolvido em solo nacional e de dose única, começou a ser aplicada oficialmente na terceira cidade do país: Botucatu (SP). Diferente da vacina japonesa (Qdenga), que exige duas doses e tem restrições de idade, a vacina do Instituto Butantan promete proteger contra os quatro sorotipos do vírus com apenas uma injeção, simplificando a logística e acelerando a imunização em massa.
Os testes clínicos mostraram uma eficácia global de 74%, com números impressionantes para casos graves: 91% de redução e 100% de proteção contra hospitalizações. Isso significa que a vacina praticamente elimina o risco de morte pela doença. A estratégia de vacinação piloto já passou por Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), e agora chega ao interior paulista para imunizar 80 mil pessoas. É a ciência brasileira saindo do laboratório e indo direto para o braço do povo, salvando vidas com tecnologia nossa.
Em um momento onde a dengue se torna uma crise crônica devido às mudanças climáticas, ter uma vacina nacional eficaz, barata e de dose única é uma arma estratégica poderosa. Não dependeremos mais exclusivamente de importações ou de farmacêuticas estrangeiras para combater um problema que é nosso. O Zé Gotinha agora tem uma nova aliada, e ela fala português, tem RG brasileiro e foi feita com a inteligência dos nossos cientistas.
.
.
.
.
.
#vacina #dengue #butantan #ciencia #sus #saude #brasil #imunizacao #trajetoriatop

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.