CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

BRASIL DESPERDIÇA 37% DA ÁGUA TRATADA, APONTA RELATÓRIO

DESCASO
BRASIL DESPERDIÇA 37% DA ÁGUA TRATADA, APONTA RELATÓRIO
BRASIL DESPERDIÇA 37% DA ÁGUA TRATADA, DIZ RELATÓRIO DO PRÓPRIO GOVERNO
Publicado: 21 de janeiro de 2015 às 12:3





Vazamento água  desperdício Foto Estadão
O Instituto Trata Brasil aponta que, das 100 maiores cidades do país, 90 não melhoraram de forma significativa seus índices de perdas nos últimos anos (Foto: Estadão)
Um relatório do próprio governo federal revela que 37% da água tratada para consumo é perdida antes de chegar às torneiras da população. Segundo o documento, as falhas das tubulações são os principais vilões. Além disso, também há perdas com fraudes e ligações clandestinas no caminho.
Em São Paulo, que reflete a maior crise hídrica da história do país, o desperdício é equivalente à produção atual do sistema Cantareira, que opera com cerca de 5,6% de sua capacidade. As perdas no estado, no final de 2013, estavam 34%, segundo levantamento referentes a dezembro de 2013, que constam no Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidades. Na região metropolitana, a taxa é próxima de 30% – e a Sabesp tem a meta de 26% em 2020.
Os dados apontam ainda aumento de consumo de água per capita na maioria dos Estados. No levantamento anterior, referente a 2012, as perdas de água no país estavam em 36,9%.
Segundo as empresas de saneamento, as ações para combater a perda de água deram um grande investimento em troca de equipamento, o que torna inviável extinguir completamente esse tipo de desperdício.
O Instituto Trata Brasil, que estuda esse tema, estima em R$ 1,3 bilhão os custos da água perdida em 2010.
Especialistas afirmam que, sem esse nível de perdas, muitas represas do país não estariam sofrendo com a atual estiagem.
Fonte:Diário do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário