CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA
CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Goias
Projeto pretende terceirizar parte do Vapt Vupt
Sistema implementado nas cidades com mais de 40 mil habitantes será administrados por OS
Janaína Martins
O governo estadual pretende aumentar o número de Vapt Vupts e melhorar o atendimento à população em todo Estado. Para atingir essas metas, será criada a Rede Estadual de Atendimento que, entre outras coisas, prevê a expansão para 40 unidades Vapt Vupts nos municípios acima de 30 mil habitantes. De acordo com o secretário da Segplan (Secretaria de Gestão e Planejamento) Giuseppe Vecci, nesse caso, o governo estuda implantar a gestão por OS (Organização Social), mas com acompanhamento e controle do Estado.

Nesta quinta-feira (20/9), Vecci explicou os objetivos e metas do Estado em relação ao assunto. Segundo ele, a Rede Estadual de Atendimento sinaliza na direção de três eixos principais, como a  implementação de condomínios Vapt Vupt nas cidades com mais de 30 mil habitantes, cerca de 80 condomínios, que serão administrados diretamente pelo governo estadual. Também está prevista a extensão do “padrão de excelência” de atendimento Vapt Vupt para os principais órgãos de atendimento como Ipasgo, Cais e Hospitais, a ser operado diretamente pelo Estado. Além da extensão para 40 unidades do Vapt Vupt nas cidades com mais de 30 mil habitantes.

Sobre os custos, Vecci explicou que ainda falta definir claramente os modelos das unidades no interior. “Hoje uma unidade comum do Vapt Vupt só de implantação custa 1,5 milhão, além da manutenção dos funcionários”, informou. Quanto a escolha da OS, o secretários disse que a administração pública não consegue acompanhar o dinamismo no atendimento ao público e fazer ampliação da rede devido a burocracia.
“A partir do momento que temos 40 grandes redes de Vapt Vupt nós entendemos que é necessário cada vez mais aperfeiçoar e dar agilidade a esse bom atendimento que temos hoje”, explicou. De acordo com ele, se o governos estadual administrar as unidades,  o processo seria mais lento. “Entendo que a OS não é a salvação, mas sim uma alternativa que estamos usando para prestar um serviço melhor. Se amanhã ocorrer dificuldades maiores ou não se chegar a esse êxito, certamente iremos reavaliar”, completou.

O governo estadual encaminhou para a Assembleia Legislativa de Goiás o projeto de lei que amplia a atuação das OSs para a área de gestão e atendimento ao público.

Sistema Vapt Vupt

O Vapt Vupt foi criado em 1999 com o objetivo de melhorar os serviços públicos ao cidadão. De acordo com a Segplan, o sistema anda atualmente a uma velocidade média de 120 km/h e a meta é atingir 200 km/h. Conforme informou a secretaria, o tempo de espera do cidadão para atendimento é de em média 4 minutos com uma demora média de 6 minutos para a realização do trabalho. O sistema tem 26 pontos de atendimentos espalhados por 18 cidades, com uma média de 700 mil atendimentos por mês.
FONTE:JORNAL OPÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário