CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA
CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Campanha Eleitoral
TRE-GO lança material com informações para eleitores
Cartilha e impressos orientam sobre condutas impróprias durante o período eleitoral
Thiago Burigato

Contendo informações sobre condutas impróprias de eleitores e candidatos durante o período eleitoral e no dia das eleições, 120 mil cartilhas e impressos foram distribuídos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) aos 130 cartórios eleitorais do estado. O material explica aos cidadãos, entre outras questões, que documentos o eleitor deve levar para a votação, o que configura crime eleitoral e quais são as proibições da propaganda eleitoral.

A Cartilha da Cidadania e os dois impressos distribuídos foram elaborados pela Secretaria Judiciária (planejamento) e pelas seções de Jurisprudência e de Pesquisa e Editoração do TRE-GO. A cartilha está dividida em quatro capítulos, conscientizando o eleitor sobre a importância do voto e sobre quais são as atribuições do prefeito, do vice-prefeito e do vereador. Outros pontos relevantes são as orientações ao eleitor sobre inscrição, transferência eleitoral, justificativa e procedimentos no dia da eleição.
Os impressos, por sua vez, são voltados para a reta final da eleição e apontam o que é permitido na véspera do pleito e no dia da eleição, além dos contatos para que o eleitor possa enviar denúncias de crimes eleitorais e propaganda irregular. O presidente do TRE-GO, desembargador Gilberto Marques Filho, destacou a importância do material para a conscientização dos eleitores. “A todos os juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral e os mais de quatro milhões de eleitores goianos, entregamos mais uma ferramenta para o fim de cumprirmos nossa missão primordial, que é fortalecer a democracia brasileira”, declarou.

Informações da assessoria do TRE apontam que só em Goiânia há uma média de 30 denúncias por dia de irregularidades em campanhas. Além das denúncias dos eleitores, a fiscalização das campanhas na capital é efetuada por oito equipes formadas por 16 oficiais de Justiça que vistoriam as 10 regiões eleitorais de Goiânia durante todo o dia. Eleitores que presenciarem atos de campanha irregulares podem fazer denúncia pelo e-mail propagandairregular2012@tre-go.gov.br.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário