CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA
CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

domingo, 16 de setembro de 2012


Eleições goianas não devem ter segundo turno este ano
Fotos: Jornal Opção
Paulo Garcia, Antônio Gomide e Maguito Vilela: reeleição possivelmente no primeiro turno
Só três cidades goianas, por terem mais de 200 mil eleitores, têm segundo turno: Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. A primeira é administrada por Paulo Garcia, do PT. A segunda é gerida por Maguito Vilela, do PMDB. O petista Antônio Gomide é o prefeito da terceira. Há um ponto comum entre os três municípios: é provável que em nenhum deles se tenha segundo turno este ano. As eleições tendem a ser decididas já no primeiro turno.

Em Anápolis, Gomide é favoritíssimo. Os quatro adversários das oposições não são políticos capazes de derrotá-lo. O DEM optou por um não-político, possivelmente apostando que o eleitor estaria cansado de políticos, o que não parece ser o caso anapolino. O democrata Wilson de Oliveira é empresário, não tem experiência política e seu discurso não empolga o eleitorado, que, aliás, parece mesmerizado por Gomide. José de Lima, do PDT, tem experiência política, é deputado estadual, mas não tem a imagem de gestor. Pelo contrário, caracteriza-se como um político da velha guarda populista. O PPS, partido socialista que sucedeu o Partido Comunista Brasileiro, paradoxalmente banca o pastor evangélico Elismar Veiga. O candidato é articulado, mas não tem experiência política e administrativa. Deve ser uma aposta para o futuro. O PHS optou por um político com alguma experiência, com discurso bem formulado, mas escassa força eleitoral, Gérson Fallacci.

Paulo Garcia é o favorito em Goiânia. Primeiro, por seus próprios méritos, pois, ao substituir Iris Rezende, não se intimidou e faz uma administração arrojada e diferenciada. Se­gundo, além da força do PT, tem o apoio do carismático Iris. Não é pouco. A tendência é que Paulo chegue a 60% dos votos válidos.

Mesmo estando no poder, como a oposição não soube se renovar — bancando um político tradicional e tido como “superado”, Ademir Menezes (PSD) —, o prefeito Maguito Vilela ainda é visto pela população como o “novo” e o “agente da mudança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário