Para agilizar registro biométrico, Justiça amplia horário de cartóriosOs 21 cartórios e cinco postos eleitorais à disposição da população funcionam agora entre 8h e 18h
Em 2014, todo o processo de votação no DF será feito por meio das urnas biométricas: inovação |
Para evitar perder o direito de votar nas próximas eleições, entre outras sanções, o eleitor do Distrito Federal precisa ficar atento e não deixar para a última hora o recadastramento obrigatório do Título Eleitoral. Desde a segunda-feira, o horário de atendimento em todos os 21 cartórios e cinco postos eleitorais à disposição da população foi estendido e agora funciona das 8h às 18h. Além disso, eles vão abrir das 8h às 14h no próximo sábado e em 29 de junho. A ampliação foi possível graças à chegada de 95 homens do Exército, de170 estagiários e de 55 servidores do Governo do Distrito Federal, que também prestarão o serviço de cadastramento das digitais dos 1.861.622 eleitores residentes no DF.
Esse não foi o primeiro reforço que o TRE-DF recebeu para a campanha do recadastramento. Em abril, cerca de 300 pessoas, entre militares, servidores e estagiários realizaram treinamento para atuar nos cartórios e na ouvidoria.
Desde 25 de fevereiro, início do prazo aberto pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), até a tarde de ontem, 177.660 pessoas procuraram a Justiça. O quantitativo chega a 9,54% do total. O recadastramento no DF, no entanto, não é o mesmo aplicado ao restante do eleitorado brasileiro que não votou nem justificou ausência no pleito municipal do ano passado. Os moradores de outras unidades da Federação tiveram até 25 de abril para regularizar a pendência.
Para fazer o cadastro, o eleitor do DF precisa marcar um horário por meio do endereço eletrônico www.tre-df.jus.br ou pelo telefone 3048-4000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É possível escolher qualquer cartório ou posto eleitoral para realizar o serviço. Na unidade do Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto, não é preciso agendar atendimento. Segundo o presidente do TRE-DF, desembargador Mário Machado, o tribunal será capaz de atender todos dentro do prazo: "Desde que o eleitor não deixe para a última hora".
Nenhum comentário:
Postar um comentário