CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Política

Distritais comentam onda de manifestação no Brasil

As recentes manifestações em diversas cidades do País foram foco de debate no plenário da Câmara Legislativa 

 
Os parlamentares apoiaram a mobilização popular e comentaram a importância de compreender o movimento que, apenas no dia de ontem, levou cerca de 250 mil manifestantes às ruas com palavras de ordem criticando diferentes aspectos, como o preço das tarifas de transporte público, os gastos com a Copa do Mundo e a corrupção.

O deputado Chico Vigilante (PT) foi o primeiro a tratar do tema na tribuna. O petista destacou a importância das manifestações durante os anos de luta pela redemocratização do Brasil e para os trabalhadores reivindicarem melhores condições. “Apoio os manifestantes, só não concordo com a intolerância de grupos radicais”, afirmou o petista.

Já a líder do governo na Câmara, deputada Arlete Sampaio (PT), se disse intrigada com as manifestações, que revelam um grau de insatisfação que “muitas vezes não é expressa de forma clara”. “Precisamos nos debruçar sobre o significado desses movimentos, que começaram com a insatisfação com o aumento das passagens em São Paulo e a bandeira contra a Copa”, comentou a distrital. ...

Agaciel Maia (PTC) ressaltou a participação da classe média nas manifestações: “Já havia uma expectativa de que esse segmento viesse a se rebelar, uma vez que o governo federal vem valorizando políticas sociais para as classes menos favorecidas e, por muitos anos, beneficiou os investidores com altas taxas de juros”.

Insatisfação – Para Joe Valle (PSB), as manifestações revelam uma insatisfação da população com os políticos. Evandro Garla (PRB), por sua vez, apontou o caráter apartidário das manifestações. “A juventude está cansada de muitos políticos. Faço um apelo para que essas grandes discussões tenham continuidade e que o movimento não suma como ocorreu após o impeachment do Collor”, disse.

A falta de lideranças e vínculos com partidos políticos também chamou a atenção do deputado Cláudio Abrantes (PT). O distrital defendeu ser preciso estudar o fenômeno. “Foi um aprendizado, não vejo como um movimento de oposição a um governo, mas como um sentimento generalizado contra a classe política que vem se distanciando da população e dos movimentos sociais”, avaliou.

O deputado Prof. Israel (PEN) foi à tribuna repudiar a classificação dos jovens como “baderneiros”, citando exemplos históricos de insatisfação popular, como a queda da Bastilha. “Os tempos de hoje são outros. Nenhum meio de comunicação vai ser dono da verdade. Os brasileiros foram para as redes sociais e a internet gerou uma manifestação nunca vista antes”, afirmou.

Transporte – A deputada Celina Leão (PSD) destacou a preocupação dos manifestantes com o transporte público e aproveitou para fazer denúncias contra a licitação que o GDF realizou para trocar as empresas que operam o transporte coletivo no DF. “A licitação manteve as mesmas empresas, não aumentou o número de ônibus em circulação e pode levar o governo a ter de subsidiar os valores das passagens para não haver aumento”, reclamou. 
Fonte: CLDF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário