CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


Prefeitos falam do encontro em Brasília


Por wilson Silvestre
jornal opção
Cristóvão Tormin (Luziânia), Ronaldo Queiroz (Alexânia), Lucimar Nascimento (Valparaíso), Hildo do Candango (Águas Lindas) e Itamar Barreto (Formosa): elogios à presidente pelo encontro de prefeitos, com muita promessa de recursos

O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas promovido pelo governo federal, em Bra­sília, deixou a maioria dos participantes satisfeita, conforme relato de alguns prefeitos do Entorno do Distrito Federal, ouvidos pelo Jornal Opção. Na avaliação geral, os vários seminários e palestras deram uma visão mais precisa de como buscar recursos federais sem ficar peregrinando de gabinete em gabinete.
 
“A presidente Dilma Rousseff marcou pontos ao sinalizar para os prefeitos dos 5.564 municípios brasileiros, que existem caminhos para amenizar a escassez de recursos nas prefeituras”, sintetiza o prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin (PSD). Para ele, foi uma oportunidade para se obter mais informações de como funciona a burocracia federal. “Com este roteiro repassado aos prefeitos, vamos buscar os recursos por meio de projetos elaborados dentro dos padrões exigidos, elaborando projetos tecnicamente perfeitos. Só assim não vamos correr riscos de ter problemas na execução ou com órgãos fiscalizadores”, explica.
 
Cristóvão elogiou a presidente Dilma por ter compreendido o drama em que vive os municípios, principalmente agora que o Con­gresso vai discutir a reforma tributária. “Quando alguém tem problemas de qualquer ordem, desde reparar uma rua ou de moradia, ele não procura o Estado ou o governo federal. Ele procura o prefeito. Somos o elo entre as demandas dos cidadãos e o desenvolvimento econômico e social para todos.”
 
Ronaldo Queiroz (PMDB), de Alexânia, também avaliou como positivo e esclarecedor. “No primeiro dia tivemos uma reunião com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e pudemos relatar as dificuldades de nosso município.” Ronaldo afirmou que o ministro, além de atenção aos pleitos de Alexânia, mostrou-se interessado em ajudar a buscar estes recursos. “Na terça-feira, 29, enviei todos os principais secretários para participar das palestras e reuniões. Eles voltaram muito animados.”
 
Para Itamar Barreto (PSD), de Formosa, o encontro serviu para dar um norte aos novos gestores e também abriu uma janela de esperança para os municípios que, “a cada ano recebem mais demandas com recursos cada vez mais escassos”. O que mais animou Itamar foi o anúncio da presidente de que vai construir mais moradias pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, saneamento básico e construção de creches. “Vamos buscar o maior número possível destes programas, principalmente na área de turismo.” Itamar disse que Formosa, em que pese a situação de penúria em que foi relegada pela gestão anterior, está dando a volta por cima. “Consegui antecipar o acordo firmado com os professores em dez dias, pagando duas folhas salariais dentro do mesmo mês.” A prefeitura efetuou também o pagamento da folha salarial de todos os seus servidores, juntamente com o pagamento das férias do mês de fevereiro de alguns servidores, seguido do 13º salário aos aniversariantes do mês de janeiro.
 
Lucimar Nascimento (PT), de Valparaíso, foi além nos elogios: “Para nós, vizinhos do Distrito Federal, região repleta de problemas de moradia, transporte, saúde e infraestrutura, este encontro nos proporcionou a oportunidade de encontrar soluções em parcerias com o governo federal”, resumiu. Lucimar acrescentou que o governo do Distrito Federal está disposto a ajudar a região metropolitana, principalmente Valparaíso. “Nossas conversas com o GDF estão avançadas e acredito, assim que conseguirmos recuperar o cadastro positivo do mu­nicípio, vamos poder celebrar convênios importantes na área de educação, saúde e infraestrutura”. Ela citou como uma das obras importantes para Valparaíso, o início da construção do Instituto Federal. “Estamos com um grande desafio para colocar todos os alunos na escola. O crescimento da população foi grande e o governo anterior não construiu novas escolas para atender esta demanda, mas vamos resolver isso urgentemente.”
 
O prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango (PTB), também enalteceu a importância do encontro de prefeitos: “Muitos dos problemas que temos para buscar recursos por meio de convênios junto ao governo federal, foram esclarecidos neste encontro, por isso, coloquei meus principais auxiliares para participar das palestras”. Hildo acrescentou que os obstáculos enfrentados pelos prefeitos que assumiram mandatos pela primeira vez, como é o caso dele, vislumbraram saídas para o caos em que se encontram os municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário