CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013




Beber água e comer maçã ajudam a 



proteger a voz e evitar a rouquidão


Em um ambiente barulhento, falar perto da pessoa também ajuda.
Médicos deram dicas também para aliviar e tratar a dor de garganta.


Do G1, em São Paulo
3 comentários
No Carnaval, é comum as pessoas ficarem em locais muito barulhentos, onde mal dá para conversar com quem está do lado. As consequências geralmente aparecem na voz, que costuma ficar rouca ou pode até desaparecer no dia seguinte. Para evitar isso, é importante beber muita água e comer maçã, como explicou a fonoaudióloga Ingrid Gielow no Bem Estar desta quinta-feira (7).
A água é importante porque hidrata a laringe e, dessa maneira, diminui os riscos de lesão nas cordas vocais. Já a maçã tem ação adstringente, que ajuda a limpar a boca e a faringe, melhorando a ressonância da voz e facilitando sua projeção. Até mesmo o movimento de mastigar a fruta já ajuda a soltar a musculatura que produz a voz.
Voz (Foto: Arte/G1)
Outra dica para curtir a folia sem ficar rouco é, em um ambiente barulhento, falar mais perto do ouvido da pessoa para evitar o esforço maior da voz.
Na hora de cantar, é importante deixar a boca bem aberta para amplificar o som e reduzir o empenho das cordas vocais. Segundo a pediatra Ana Escobar, alguns cantores profissionais costumam tomar chá de romã antes dos shows, mas não há comprovação de que ele faça bem para a voz. Sprays, gengibre e pastilhas também não são comprovados na prevenção da rouquidão.
É preciso, porém, prestar atenção na voz. Se a pessoa não é rouca naturalmente e, de repente, ficou com a voz grossa, pode ser um sinal de que algo está errado.Em relação à dor de garganta, existem algumas receitas caseiras que, na verdade, só aliviam os sintomas, mas não curam o problema. Por exemplo, mel, gengibre, própolis e até os sprays vendidos nas farmácias dão apenas sensação de bem-estar no momento em que são utilizados, mas não resolvem. A rouquidão pode ser causada por um inchaço das cordas vocais, por alterações hormonais, por um calo (comum em pessoas que trabalham falando muito) e até mesmo pelo câncer de laringe e, por isso, deve ser sempre investigada por um médico.
Segundo a pediatra Ana Escobar, gargarejo com água e sal pode ajudar a melhorar a rouquidão e a dor, assim como colocar um pano com um pouco de água e álcool na garganta para aquecer a região.
Porém, para curar o problema, a solução mesmo são os anti-inflamatórios – se tiver pus, os antibióticos.
Segundo o otorrinolaringologista Agrício Crespo, a inflamação da garganta pode ser desencadeada pela exposição a ar-condicionados e ventiladores. Isso porque o vento frio diminui a defesa do organismo e resseca as mucosas. Por isso, sentir dor de garganta é muito mais comum no inverno, principalmente para aquelas pessoas que são mais sensíveis a mudanças bruscas de temperatura. Essas pessoas também devem evitar tomar bebidas geladas e sorvetes, que podem diminuir a imunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário