sexta-feira, 11 de abril de 2025

Estudantes de Pacajus criam caneta que detecta droga para evitar o golpe " boa noite, Cinderela"




 PROJETO APRESENTADO EM FEIRA DE CIÊNCIAS


São muitos os colégios que promovem as chamadas “Feiras de Ciências” no Ceará, seja a instituição pública ou privada. Nesses eventos, a experimentação e o acesso ao conhecimento são difundidos para a comunidade escolar, e foi a partir de uma dessas feiras que as alunas Ana Clara Torres, Ana Letícia Oliveira, Bianca Emanuelle Lino, Maria de Fátima Rodrigues e Mariana Menezes criaram uma caneta capaz de prevenir o golpe “Boa noite, Cinderela”, utilizado para deixar vítimas, principalmente mulheres, desacordadas.


O evento em questão foi promovido na Escola Estadual de Educação Profissional José Maria Falcão, em Pacajus, e tinha mulheres como tema central das produções. A partir de pesquisas, as alunas decidiram trabalhar em um projeto para prevenir o golpe que é feito a partir de uma droga que, geralmente, é colocada na bebida da vítima, sem que ela veja ou permita.


🧫 Maria de Fátima conta que, no processo de construção do projeto, foi percebido que as substâncias benzodiazepínicas, conhecidas como tranquilizantes ou soníferas, eram as mais utilizadas no golpe. Então, o grupo buscou no laboratório da escola um reagente que fosse acessível e interagisse de forma positiva e visível com esse tipo de substância.


As alunas contam que a ideia era que a invenção fosse colocada na sociedade e pudesse ser acessível para qualquer pessoa. Foi daí que surgiu a solução da caneta, por ser facilmente transportável e com baixo valor venal.


Para usar a caneta, basta traçar uma linha em um papel filtro ou guardanapo e pingar gotas da bebida a ser analisada. Se a bebida estiver adulterada com benzodiazepínicos, pontos pretos aparecerão em cerca de 10 segundos.


🍸 O principal objetivo das jovens é de que a inovação se torne uma ferramenta eficaz de prevenção contra crimes às mulheres, com um produto acessível de promoção de proteção.


Outros testes com equipamentos avançados serão realizados para garantir a eficácia da caneta antes de comercialização. O processo de patenteamento também está em andamento.


#JornalJangadeiro #Pacajus #FeiraDeCiências #JJFeed #JJEducação

Nenhum comentário:

Postar um comentário