sábado, 13 de julho de 2013

Curso técnico gratuito forma profissionais na área de gastronomia


Apesar de a profissão não ser reconhecida, o exercício deixará de ser improviso. O instituto formou a primeira turma de auxiliar do chef

P

Primeira turma do curso grátis de técnico de cozinha do câmpus do IFB no Riacho Fundo: os estudantes estão aptos a ser ajudantes (Gabriella Fregapani/Divulgação)
Primeira turma do curso grátis de técnico de cozinha do câmpus do IFB no Riacho Fundo: os estudantes estão aptos a ser ajudantes

A cada semestre cursado, uma nova certificação. É a proposta do curso técnico de cozinha do Instituto Federal de Brasília (IFB). A carga horária completa tem duração de um ano e meio, com 960 horas/aula, mas, a cada seis meses cursados com sucesso, o estudante recebe um grau. No primeiro período, pode começar a trabalhar como ajudante de cozinha. Ao fim de um ano, pode exercer a função de auxiliar de cozinha brasileira e, ao encerrar o curso, além da formação voltada para gastronomia de maneira geral, receberá certificado como auxiliar de cozinha internacional. A ideia é de habilitar o estudante para que ele atue em ambientes como restaurantes, bares, refeitórios e cruzeiros.

Com uma carga horária voltada para a prática em laboratórios, o curso é gratuito, e os estudantes ingressam por meio de um sorteio eletrônico semestral. As aulas são ministradas no câmpus do Riacho Fundo, e a cada semestre são admitidos 18 novos alunos. “Hoje, a inserção no mercado se faz pelo empreendedorismo, com os alunos montando seus próprios espaços, como restaurantes, ou trabalhando em estabelecimentos conceituados”, explica Alessandra Ferreira da Silva, diretora do câmpus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário