CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA
CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

domingo, 20 de abril de 2014

Gestão Democrática na escola e a cidadania

* Evandro do Cetep


A Câmara de Vereadores de Águas Lindas de Goiás rejeitou em plenário no início deste mês o projeto de lei enviado pelo Poder Executivo instituindo eleição direta para diretor de escola no município. Na qualidade de professor e presidente municipal do Partido Social Liberal (PSL), sinto a necessidade de me manifestar sobre esse assunto.
A Gestão Democrática é de suma importância para o exercício da cidadania. Os cidadãos, a comunidade, precisam participar efetivamente da Gestão nas escolas, elegendo periodicamente os diretores. É fundamental para o devido desenvolvimento dos educandos da sociedade contemporânea.
Ao ser indicado por vereador ou pessoas fora do contexto educacional o diretor de escola poderá não corresponder aos anseios da comunidade estudantil.
Precisamos refletir mais sobre a gestão democrática nas escolas da rede pública e o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo, trazendo os diversos instrumentos que favorecem esta participação.
Precisamos unir esforços na luta por uma efetiva gestão democrática, condição fundamental para a melhoria da qualidade na educação.
Para Libâneo (2004), a gestão democrático-participativa valoriza a interação da comunidade escolar no processo de tomada de decisão, concebe a docência como trabalho participativo, aposta na construção coletiva e no diálogo na busca de um consenso.
De acordo com trabalho da Pedagoga Alexsandra da Silva em Monografia apresentada à banca examinadora da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas Facitec, com o Titulo GESTÃO DEMOCRÁTICA: A dificuldade do gestor da escola pública, a Constituição Federal de 1988 em seu art.206, evidencia em forma da Lei como sendo uns de seus princípios, logo a LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, reforça esse principio no art. 03, ambas enfatizam a Gestão Democrática como um marco na educação brasileira.
Em virtude do exposto pelos estudiosos a respeito do assunto, não há duvidas de que a Gestão Democrática é a melhor forma de gestão educacional, ou seja busca a participação de todos.
*Evandro do Cetep é professor e presidente do PSL de Águas Lindas

Nenhum comentário:

Postar um comentário