CAMPANHA ENTORNO GOIÁS

CAMPANHA ENTORNO GOIÁS
CAMPANHA ENTORNO GOIÁS

terça-feira, 2 de julho de 2024

Turistas desaparecem em caverna no Parque Estadual da Terra do Ronca em Goiás

 

Utilizando apenas celulares para iluminação e sem a presença de guias locais, os turistas não retornaram ao ponto de partida ao anoitecer


Um grupo com quatro turistas desapareceram após entrar em uma caverna no Parque Estadual da Terra do Ronca, no domingo, 30, por volta das 14h, no município de São Domingos, nordeste de Goiás. Utilizando apenas celulares para iluminação e sem a presença de guias locais, os quatro homens não retornaram ao ponto de partida ao anoitecer, o que levou a namorada de um dos homens que ficou no acampamento, a buscar ajuda.

Uma equipe de resgate, composta pelo Corpo de Bombeiros (CBMGO) e guias locais, inciou às buscas na caverna e nas áreas adjacentes das 19h até a meia-noite, sem sucesso. As operações foram retomadas às 5h da manhã desta segunda-feira, 1º de julho.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), os turistas desaparecidos na caverna Terra do Ronca incluem um idoso de 64 anos com mobilidade reduzida e três homens com idades entre 23 e 30 anos. Um dos homens sofreu uma queda de moto dois dias antes da expedição e está com o joelho lesionado.

A Semad acredita que o grupo possa ter saído da caverna e se dirigido para a mata fechada na região do Buracão, devido a rastros encontrados horas atrás.

As buscas continuam em andamento, e as equipes estão empenhadas em localizar os turistas, estão sendo utilizados drones e outros equipamentos para realizar a varredura áerea do local do desaparecimento.

Nota da Semad

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informa que há quatro pessoas perdidas desde o domingo (30/06) no Parque Estadual de Terra Ronca (Peter), localizado no município de São Domingos.

Trata-se de quatro turistas que entraram na caverna Terra Ronca 1 sem condutores, o que não é permitido.

Um deles é um idoso de 64 anos que, de acordo com informações iniciais, tem mobilidade reduzida. Os outros três são homens com idade entre 23 e 30 anos. Um deles sofreu queda de moto há dois dias e está com o joelho lesionado.

Eles entraram no parque às 14h20 de domingo e o último contato deles foi com a família, às 22h30, em que relataram que estavam com frio.

Trabalham na ocorrência quatro equipes, com 18 pessoas no total, a cavalo, em moto e a pé. São funcionários da própria Semad, do Corpo de Bombeiros, do ICMBio, de guias, de uma brigada comunitária e de moradores da região.

Acredita-se que eles tenham saído da caverna e estejam na mata fechada da região do Buracão, em razão de rastros encontrados horas atrás.

Matéria em atualização

Fonte:  https://www.dm.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário