CAMPANHA ENTORNO GOIÁS

CAMPANHA ENTORNO GOIÁS
CAMPANHA ENTORNO GOIÁS

quinta-feira, 4 de julho de 2024

AS PRIMEIRAS HUMILHAÇÕES DE FRIDA KAHLO COM DIEGO RIVERA

 



Frida Khalo e Diego Rivera se casaram em 21 de agosto de 1929.

Ela era uma mulher pequena, tinha apenas vinte e dois anos quando uniu sua vida a ele. Diego, um homem enorme e gordo, de 43 anos, divorciado e comunista.


Antes do casamento, Diego foi pedir Frida em casamento, ao que o pai de Frida lhe disse: “Não se esqueça que minha filha é uma pessoa doente e será a vida toda; ela é inteligente, mas não bonita”. Pense nisso... e se apesar de tudo você quiser se casar com ela, eu lhe dou meu consentimento."


A festa foi realizada em uma casa em Coyoacán de propriedade de uma grande amiga dos noivos: Tina Modotti. Frida estava vestida de forma bem simples com conjunto de saia e blusa com tudo e xale emprestado por uma empregada. Para surpresa de todos o prato forte do banquete: a toupeira preta de Oaxaca foi preparado por Lupe Marín que era ex-mulher de Diego.


Além da toupeira houve uma série de pratos mexicanos para deliciar o paladar dos convidados: pozole, arroz, capirotada e bolo de casamento, para beber: o pulque e a tequila correram com tanta fartura quanto as tortilhas.


A mãe da noiva ficou com o coração partido, fez todo o possível para evitar aquele casamento, ela que tanto se concentrou na educação da filha, ela que era tão católica e o noivo que era tão ateu e tão comunista. Deus abençoe! O diabo havia entrado em sua casa! O pai da noiva consolou a esposa, deixando-a ver que ela não era tão ruim assim. Juntos, eles se retiraram da festa mais cedo.


Entrou na noite, Lupe Marín que estava chateada porque Diego não lhe pagava o sustento das filhas, saiu com a nova esposa e se aproximando da noiva, levantou a saia dela e apontou para as pernas dela enquanto gritava chamando a atenção dos convidados:

Olha! Você vê esses periquitos? Isto é o que Diego tem agora em vez das minhas pernas! A pobre noiva soltou-se como pôde e correu para se esconder das risadas zombeteiras e das exclamações incômodas dos convidados que tinham visto sua perna direita afinada por causa da poliomielite e do recente acidente que sofrera.


Depois disso, Diego ficou tão bêbado que disparou balas para o alto.

Frida tentou tranquilizar seu novo marido, que a irritou com um empurrão tão abrupto que derrubou Frida. Essa humilhação acabou estragando um momento que, em tese, deveria ter sido um sonho.


Fonte: Internet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário