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sexta-feira, 3 de maio de 2024

Idosa morre após família não conseguir completar ligação para emergência

 

Maria Soares da Costa

Segundo os familiares a dificuldade está na operadora que não completa a ligação após a discagem do número de emergência


Uma idosa de 70 anos morreu na madrugada de segunda-feira, 29, após família não conseguir completar ligação para a emergência. Parentes de Maria Soares da Costa tiveram que ir até a central do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU) para conseguir uma equipe de socorro e levar Maria até o hospital.

Segundo os familiares a dificuldade está na operadora que não completa a ligação após a discagem do número de emergência, mas que ligações normais para outros números, não há nenhuma dificuldade.

A senhora idosa só recebeu assistência médica após duas horas do início de seu mal-estar, devido à demora não resistiu e morreu no hospital. A certidão de óbito apontou que a idosa sofreu de insuficiência respiratória aguda, levando a um edema pulmonar, além de ser diagnosticada com hipertensão e quadro epiléptico.

Maria morava com a sobrinha e a irmã de 66 anos, que também requer cuidados médicos por estar com o fêmur fraturado. A sobrinha além de auxiliar a tia e a mãe ainda tem duas filhas que possuem epilepsia e paralisia cerebral.

No dia da emergência a idosa estava com a irmã e o marido da sobrinha e os outros três filhos do casal que tem autismo, hidrocefalia e outros problemas de saúde. Ele tentou ligar por 30 vezes seguidas pois não havia como deixar as crianças e a sogra sozinha com Maria.

No entanto devido à gravidade, o homem deixou o filho que tem hidrocefalia ao lado da avó e foi em busca de socorro para a idosa. Ao saber da morte da irmã a mulher que está se recuperando de uma cirurgia do fêmur, precisou de atendimento médico, e novamente tiveram de ir a central dos bombeiros, pois novamente não conseguiram ligar. A mulher recebeu alta na quarta-feira, 30.

De acordo com informações do Procon, a dificuldade é recorrente, inclusive recentemente em um dos setores da cidade moradores relataram problemas idênticos ao ocorrido com a família, onde as ligações realizadas para serviços de emergência não eram completadas pela operadora. Após a reclamação ao órgão a operadora alvo da reclamação instalou uma nova torre e o problema foi solucionado. Mas explicou que a situação em diferentes locais e operadoras têm acontecido com frequência.

Fonte:  https://www.dm.com.br/

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