sexta-feira, 31 de outubro de 2025

A REFORMA PROTESTANTE

 



A Reforma Protestante (508 anos) teve como um de seus motivadores a indignação de Lutero com a busca por riqueza, poder e pomposidade da Igreja, evidenciada pela gigantesca e custosa obra da Basílica de São Pedro. Esse foco no dinheiro e a frieza espiritual da liderança da época causavam estranheza até mesmo entre seus membros, preparando o cenário para o 31 de Outubro.


Como cristão pentecostal que ama a teologia reformada, lamento que a Reforma tenha se distanciado dos aspectos miraculosos da Igreja. Embora reconheça o perigo de fabricar ou forçar manifestações do Espírito — o que beira a desonestidade — a posição mais segura é apegar-se firmemente às Escrituras, mas sem deixar de ansiar pela ação sobrenatural de Deus em nossos dias, conforme Sua vontade.

Desejo uma igreja viva, não apenas cheia de dons e talentos, mas onde a ação miraculosa e sobrenatural de Deus seja visível na vida de seus líderes e membros, tal como vemos em relatos da Igreja primitiva, ao longo de toda a história e por vezes, em testemunhos atuais.

Que a celebração da Reforma seja um convite a estarmos sempre nos reformando, inclusive em nossa expectativa pelo sobrenatural. Que sejamos cheios da Palavra, preguemos com ousadia e, se Deus assim o desejar, que o mundo possa crer para ver a Sua glória (Jo 11.40)!”


Na charge, São Domingos repreende um cardeal que admirava a suntuosidade da igreja, prova de que antes da reforma já havia descontentamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário