CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA
CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Damares Alves promove união das igrejas evangélicas do DF em debate sobre a reforma tributária e seus impactos

 

Movimento histórico da igreja evangélica, uniu diversos líderes do segmento evangélicos e pastores de diversas denominações


A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) desempenhou um papel central ao convocar uma discussão envolvendo pastores, líderes religiosos e advogados das igrejas evangélicas do Distrito Federal. O encontro, realizado nesta segunda-feira (21), teve como foco a Reforma Tributária e seus potenciais impactos sobre a Igreja Evangélica.


O especialista Jean Regina, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direitos e Religião, destacou o efeito alarmante que a reforma pode provocar, tanto de maneira direta quanto indireta, nas entidades religiosas.

Dentre os participantes, estiveram presentes especialistas no assunto, incluindo o Senador Izalci, o Deputado Federal Paulo Fernando, o Deputado Distrital Thiago Manzoni, o Deputado Pastor Daniel de Castro e o Deputado Martins Machado. A reunião também contou com a presença do pastor Egmar Tavares e diversos líderes evangélicos de diferentes igrejas, reforçando a importância do encontro.


A Senadora Damares Alves destacou a urgência da discussão: “Nos corredores, as conversas giram em torno de quem será tributado… As ameaças às igrejas estão aumentando, e isso não é uma brincadeira.”




O movimento evangélico reúne mais de 30% da população do Distrito Federal, o que representa a proporção de habitantes que se identificam como evangélicos na região.

No decorrer do evento, o Pastor Ibi Bastita teve a honra de ler a carta que foi entregue aos Senadores Izalci, Damares Alves, bem como ao representante da Senadora Leila.


Confira a carta entregue pelas Igrejas e líderes aos Senadores e representantes:

Carta Aberta da Igreja Evangélica do Distrito e Entorno sobre a Reforma Tributária

Nós, representantes das igrejas evangélicas do Distrito Federal e região, assinantes desta carta, dirigimo-nos a Vossa Excelência, Senhor Eduardo Braga, Senador da República e relator da Proposta de Emenda à Constituição n° 45, de 2019, que aborda a reforma tributária para o nosso país. Nosso intuito é expressar nossa posição em relação a esta importante matéria.

O Brasil é um país profundamente religioso. O cristianismo representa praticamente 90% da população, sendo que as diferentes tradições protestantes, conforme dados do IBGE de 2010, representavam 22,2% da população, ou seja, cerca de 42,3 milhões de pessoas. Pesquisas mais recentes apontam que mais de 30% da população atual se identifica como evangélica. No Distrito Federal, os dados oficiais de 2010 mostraram que mais de 26% da população era evangélica.

Dada a forte desta parcela da população tanto para o Brasil quanto para este Distrito Federal e Entorno, resolvemos nos posicionar quanto a uma reforma tributária que:

  1. Manter e reforçar a imunidade tributária religiosa como cláusula pétrea, garantindo a liberdade de crença e a liberdade religiosa como direitos fundamentais;
  2. Garanta a imunidade tributária em relação ao patrimônio, renda e serviços para entidades religiosas, e acolha a Emenda Aglutinativa de Plenário (EMA n° 1) que se estende também às “entidades religiosas, templos de qualquer culto, incluindo organizações assistenciais e beneficentes”;
  3. Estenda aos impostos indiretos pagos pelos templos de qualquer culto, especialmente o atual ICMS sobre energia elétrica e telefonia, os benefícios imunizantes de forma explícita; e
  4. Respeite a liberdade individual e econômica dos diferentes setores médicos, com o compromisso de não haver aumento direto ou indireto da carga tributária.

Nós, líderes de igrejas evangélicas do Distrito Federal e Entorno, consideramos essas medidas imprescindíveis para uma reforma tributária que respeita e não impacta o segundo maior segmento religioso do país. Contamos com a compreensão e o apoio do Senado Federal e, em especial, de Vossa Excelência nesse sentido.

Brasília, 21 de Agosto de 2023.

Assinam:

  1. Igreja Adventista do Sétimo Dia
  2. Convenção Nacional das Assembleias de Deus – Ministério de Madureira
  3. Deus do Brasil
  4. Convenção Geral dos Ministérios das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus
  5. Convenção Batista Nacional
  6. Convenção Batista do Distrito Federal
  7. Comunidade das Nações
  8. Comunidade Cristã Paz e Vida
  9. Bola de neve
  10. Assembleia de Deus Primitiva
  11. Conselho dos Pastores Evangélicos do Distrito Federal – COPEV-DF
  12. Conselho Nacional dos Conselhos de Pastores do Brasil – CONCEPAB
  13. Igreja Apostólica Fonte da Vida
  14. Igreja Batista Filadélfia
  15. Igreja Batista Lagoinha
  16. Igreja Batista Sobrenatural
  17. Igreja Casa da Benção
  18. Igreja Cristã Evangélica
  19. Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil
  20. Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
  21. Igreja Episcopal Anglicana do BrasilIgreja Evangélica Congregacional de Brasília
  22. Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
  23. Igreja Evangélica Luterana do Brasil
  24. Igreja Internacional da Graça de Deus
  25. Igreja Internacional da Reconciliação
  26. Igreja Metodista do Brasil
  27. Igreja Mundial do Poder de Deus
  28. Igreja Pentecostal Deus é Amor
  29. Igreja Presbiteriana do Brasil
  30. Igreja Presbiteriana Independente do Brasil
  31. Igreja Renascer em Cristo
  32. Igreja Tabernáculo Milagre
  33. Igreja Universal do Reino de Deus
  34. União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil
  35. Sara Nossa Terra
  36. Ministério Verbo da Vida




Fonte: https://zonapolitica.com.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário