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sábado, 12 de agosto de 2023

Reajuste da passagem no Entorno é injusto e ineficiente, diz Caiado

 

ANTT autorizou aumento de 15% nas passagens do Entorno | Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil


Em fevereiro, Caiado conseguiu suspender um reajuste de 40% previsto pela ANTT, após conversa com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.


O governador Ronaldo Caiado (UB) se posicionou contra o reajuste da passagem do transporte coletivo na região do Entorno do Distrito Federal, anunciado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta sexta-feira, 11. O órgão do governo federal autorizou aumento de 15%, fazendo com que, a partir de domingo, 13, as passagens cheguem até a R$10,15, no caso dos moradores de Santo Antônio do Descoberto. 

“É uma medida que vai penalizar muito a população trabalhadora e não resolve o problema estrutural do transporte coletivo na região. Se não buscarmos uma forma sustentável de subsidiar o serviço, como fizemos em Goiânia, o sistema vai colapsar no Entorno”, aponta Caiado. O governador lembra que diversos centros urbanos no Brasil e no mundo têm buscado soluções semelhantes. “Grande parte da mão de obra de Brasília vive nos municípios goianos vizinhos e esses trabalhadores vão pagar tarifas pesadas para um serviço sem qualidade. São trabalhadores que muitas vezes ganham apenas um salário mínimo e deixam metade do vencimento só no transporte. É injusto”, ressalta o governador goiano.

A responsabilidade sobre o transporte coletivo na região é do governo federal, por meio da ANTT. Desde o ano passado, o governo estadual tem buscado junto à União e ao governo do  Distrito Federal (DF) um acordo para criar um consórcio interfederativo que subsidie parcialmente o valor da passagem, impedindo reajustes e permitindo investimentos na modernização do sistema. O modelo é o transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia, que atende 18 municípios. 

O subsídio criado pelo governo estadual na Grande Goiânia garantiu a manutenção da tarifa em R$ 4,30 desde 2019 e a concessão de benefícios como Meia Tarifa e Cartão Família. Isto resultou num crescimento do número de clientes do sistema de transporte, que vinha caindo há mais de uma década. No caso do Entorno, a proposta do governo de Goiás é criar uma comissão para calcular a chamada “tarifa técnica”, na qual se aplica o subsídio, e, consequentemente, o preço final pago pelo usuário. A medida deve beneficiar mais de 175 mil pessoas.

A criação do Consórcio Interfederativo da Região do Entorno do DF foi o projeto mais votado na categoria “Integração e Desenvolvimento Regional” do Brasil Participativo, para inclusão no Plano Plurianual (PPA), que define as prioridades de investimentos do governo federal até 2027. A votação popular terminou no dia 16 de julho e garantiu o primeiro lugar na disputa entre mais de 100 projetos da categoria.  A ação virtual contou com o engajamento pessoal de Ronaldo Caiado. 

Em fevereiro, Caiado conseguiu suspender um reajuste de 40% previsto pela ANTT, após conversa com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. No entanto, a agência de transporte já havia sinalizado que pretendia levar adiante o aumento. 

O governo de Goiás também conseguiu incluir como prioridade no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a extensão do BRT que está em construção no DF e vai até Santa Maria. O projeto é levar o BRT até Luziânia, passando por Valparaíso, para atender um contingente populacional em torno de 500 mil pessoas.


Fonte:https://www.jornalopcao.com.br/


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