PREVENÇÃO É A MAIOR PROTEÇÃO

PREVENÇÃO É A MAIOR PROTEÇÃO
PREVENÇÃO É A MAIOR PROTEÇÃO

terça-feira, 29 de agosto de 2023

EVANDRO DO CETEP alerta sobre fumo!

Por EVANDRO DO CETEP----

Fotos: Arquivo Pessoal--



Como especialista em saúde pública EVANDRO DO CETEP vem a público no dia NACIONAL DE COMBATE AO  FUMO, emitir um alerta para saúde dos que cultivam o hábito de fumar.

O ato de fumar é um dos hábitos mais prejudiciais à saúde humana, embora os malefícios do tabaco tenham ampla divulgação, muita gente continua ignorando os riscos e a fumar.

 

Malefícios do hábito de fumar:

Doenças respiratórias como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), e o enfisema pulmonar, perdendo gradativamente a função dos pulmões. Câncer, risco de Acidente vascular cerebral (AVC), envelhecimento precoce, problemas de fertilidade e muito prejuízo financeiro.

Substâncias nocivas no fumo:

Nicotina (vicia, aumenta a pressão arterial e acelera o coração) Alcatrão (forma uma combustão cancerígena). Nitrosamina (carcinogênica, facilita o câncer). Monóxido de Carbono (dificulta a oxigenação do sangue).

Metais Pesados - chumbo, mercúrio, cádimo e arsênico. (Se acumula nos órgãos trazendo danos). Amônia (afeta os pulmões causando lesões em suas células). Formaldeído (composto cancerígeno) e muito mais!

 

Tome a decisão de parar de fumar agora! Vai algumas dicas:

1-               1-  Marque a data de parar no calendário.

2- Busque apoios de parentes e amigos.

       3- Identifique os gatilhos que te levam a fumar e substitua, cuidado com o cafezinho, quando der vontade de fumar tome um banho, beba um copo de água fria, e segure sem fumar que a vontade passa,

      4- Substitua hábitos, chupe balinhas, masque chicletes, trabalhe sua respiração, faça exercícios físicos.

       5- Estabeleça recompensa por um período alcançado sem fumar, e evite situação de riscos! Se fizer isso, tenho certeza que você vai vencer!




Nenhum comentário:

Postar um comentário