CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Listão dos campeões 27 políticos que são os grandes vencedores de 2018

No topo da lista figuram Ronaldo Caiado, Vanderlan Cardoso, Jorge Kajuru, Delegado Waldir, Henrique César, Flávia Morais e Zacharias Calil
Jornal Opção listou os 27 políticos mais bem-sucedidos — e não só eleitoralmente (ainda que a vitória nas urnas tenha sido decisiva na avaliação) — de 2018. O principal vitorioso é Ronaldo Caiado, do DEM, que foi eleito governador de Goiás e, além disso, retirou do poder o PSDB, que havia vinte anos mandava no Estado. O segundo grande vitorioso foi Vanderlan Cardoso, o mais bem votado para senador. Jorge Kajuru, mesmo com escassa experiência política, foi eleito senador, portanto é um dos grandes vencedores. A Assembleia de Deus logicamente não disputa eleições, mas saiu fortalecida, tornando-se quase um partido político no Estado. Vanderlan Cardoso, Luiz Carlos do Carmo — ambos senadores —, João Campos e Glaustin da Fokus, deputados federais, e Henrique César, deputado estadual, pertencem à Assembleia de Deus. Henrique César foi o deputado estadual mais bem votado. A lista está em ordem alfabética — e não em ordem de importância.
Prefeito de Catalão, Adib Elias: “Nem mesmo o prórprio governo sabe o tamanho do buraco que fez” | Foto: Y. Maeda
1 — Adib Elias — General eleitoral de Ronaldo Caiado, levando parte do MDB para sua campanha, mesmo sem disputar mandato, é um dos vencedores de 2018. Provou que tem força política e que transfere voto. Convocado para presidir a Agetop, afirma que vai ficar na Prefeitura de Catalão. Em 2022, daqui a quatro anos, deve ser candidato a senador ou a vice-governador. Do MDB.
Foto: Divulgação
2 — Adriana Accorsi — A deputada estadual escapou à debacle petista e foi reeleita, obtendo a quinta maior votação. É cotada para disputar a Prefeitura de Goiânia. Não é radical e é equilibrada. Do PT.
Foto: Divulgação
3 — Alexandre Baldy — Não disputou eleição, mas foi decisivo para eleger um senador, Vanderlan Cardoso (PP), e um deputado federal, Adriano do Baldy (PP). Ministro das Cidades, ficou com os louros e não absorveu desgaste do governo de Michel Temer. O novo governador de São Paulo, João Doria, o escolheu para ser secretário de Transportes — o que prova que se tornou um player político nacional. É um dos grandes vencedores de 2018, mesmo não tendo disputado eleição. Do PP.
Foto: Marcos Kennedy
4 — Álvaro Guimarães — Autêntico diplomata, dialoga com todas as forças políticas na Assembleia Legislativa. Ganhou triplamente: foi reeleito deputado estadual, derrotou Gugu Nader (PTB) e deve ser eleito presidente da Assembleia Legislativa. É do DEM.
Foto: arquivo
5 — Antônio Gomide — O PT moeu vários de seus candidatos. Mas o petista escapou do Armagedom. A Assembleia tem 41 deputados e ele foi o décimo mais votado, como 36.998 votos. É forte candidato a prefeito de Anápolis.
Foto: Fernando Leite/ Jornal Opção
6 — Célio Silveira — Basta dizer que foi o único político do PSDB eleito para deputado federal em 2018. Porque tem voo próprio e não depende das estruturas do partido. Deve deixar de ser tucano assim que sair a janela de mudança partidária ou pode se filiar a algum partido que surgir das fusões. O DEM quer conquistar seu passe. Assim como o PSL.
Deputado Delegado Waldir | Foto: Arquivo
7 — Delegado Waldir Soares — Foi o deputado federal mais bem votado em 2014 e em 2018. Na eleição deste ano, obteve 274.406 votos (9,05% dos votos válidos). Tem prestígio real junto ao presidente da República, Jair Bolsonaro. É do PSL.
Diego Sorgatto: campeão de votos no Entorno de Brasília
8 — Diego Sorgatto — O deputado estadual escapou ao terremoto que praticamente destruiu o PSDB em Goiás e foi o quarto mais votado. É cotado para ser candidato a prefeito de Luziânia. Deve trocar o PSDB por outro partido.
Vereador Elias Vaz (PSB) | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção
9 — Elias Vaz — O PSB só não “morreu” em Goiás porque o vereador foi eleito deputado federal. Ele é forte candidato a prefeito de Goiânia em 2020.
Foto: Fernando Leite / Jornal Opção
10 — Ernesto Roller — Não disputou eleição, mas contribuiu, de maneira decisiva, para levar parte do MDB a apoiar a candidatura de Ronaldo Caiado para governador. Indicado para a Secretaria de Governo, será homem-chave da gestão. Pode ser candidato a senador em 2022.
Foto: Divulgação
11 — Flávia Morais — Trata-se de um fenômeno político. É discreta em termos de aparições públicas, mas ativíssima no interior. Reeleita, com a segunda maior votação, a deputada federal é cotada inclusive para disputar a Prefeitura de Goiânia. Do PDT.
Foto: arquivo
12 — Francisco Júnior — Eleito deputado federal, é cotado para disputar a Prefeitura de Goiânia. Articulado, foi um dos políticos bem votados de 2018.
Glaustin da Fokus | Foto: Reprodução
13 — Glaustin da Fokus — Sexto mais votado para deputado federal, o empresário era desconhecido, em termos políticos. Bancado pela Assembleia de Deus, deixou para trás políticos mais experientes. Pode ser candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia. Do PSC.
Foto: Divulgação
14 — Gustavo Sebba — Escapou da hecatombe do PSDB e foi reeleito deputado estadual. Adib Elias, seu adversário político em Catalão, não conseguiu eleger deputado estadual. Pode ser candidato a prefeito de Catalão.
Foto: divulgação
15 — Henrique César — Integrante da Assembleia de Deus, foi eleito deputado estadual com a maior votação — 46.545 votos (1,51% dos votos válidos). Do PSC.
João Campos | Foto: Divulgação
16 — João Campos — Reeleito deputado federal, é candidato a presidente da Câmara dos Deputados — o que comprova sua força política. É um player político nacional. Do PRB.
Vereador Jorge Kajuru (PRP) | Foto: Alberto Maia / Câmara Municipal de Goiânia
17 — Jorge Kajuru — É um dos maiores fenômenos eleitorais de 2018. Era vereador e foi eleito senador. Aparece nas pesquisas como favorito para a Prefeitura de Goiânia. Mas quer ficar em Brasília. PRP (Patriota).
Lincoln Tejota| Foto: Y. Maeda
18 — Lincoln Tejota — Era deputado estadual e se tornou vice-governador de Goiás. Articula com habilidade e sabe pressionar. É do Pros.
Luiz Carlos do Carmo | Foto: Arquivo
19 — Luiz Carlos do Carmo — Não disputou eleição, mas, com a vitória de Ronaldo Caiado para governador, assume, em janeiro, mandato de senador. Ganhou quatro anos em Brasília. Pertence ao grupo dos evangélicos da Assembleia de Deus. Do MDB.
Major Araújo | Foto: reprodução
20 — Major Araújo — Reeleito deputado estadual, é um crítico duro de seus adversários. Deve ser candidato a prefeito de Goiânia. Vai trocar o PRP pelo PSL.
Foto: Alego
21 — Paulo Cezar Martins — O deputado estadual é um fenômeno político. Mesmo com o MDB em baixa, foi o quarto mais votado em 2018.
Foto: Alexandre Tavares
22 — Romário Policarpo — Não disputou mandato em 2018. Mas, ao ser eleito presidente da Câmara, lutando bravamente contra o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e os articuladores do governador Ronaldo Caiado, merece figurar na lista dos maiores vencedores deste ano. Do Pros.
Foto: Reprodução
23 — Ronaldo Caiado — Merece o título de maior vencedor da política de Goiás em 2018. O líder do DEM destronou o grupo do ex-governador Marconi Perillo, que estava no poder havia 20 anos, e foi eleito governador.
Vanderlan Cardoso | Foto: Jornal Opção
24 — Vanderlan Cardoso — Eleito senador mais vem votado de 2018, provou que tem força política. Cotado para disputar a Prefeitura de Goiânia, prefere permanecer em Brasília. Do PP.
Vinicius Cerqueira (Pros) | Foto: Alberto Maia / Câmara Municipal
25 — Vinicius Cirqueira — Foi eleito vereador em 2016 e deputado estadual em 2018. Na Câmara Municipal, participou ativamente da articulação que levou Romário Policarpo a ser eleito presidente do Legislativo de Goiânia.
Virmondes Cruvinel PSDB | Foto: Divulgação
26 — Virmondes Cruvinel — O PPS praticamente foi soterrado em 2018. Mas o deputado estadual foi reeleito, com mais de 30 mil votos. Figura entre os possíveis candidatos a prefeito de Goiânia.
Zacharias Calil | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção
27 — Zacharias Calil — Médico, fez uma campanha franciscana e, mesmo assim, foi o terceiro deputado federal mais bem votado em 2018. Pode disputar a Prefeitura de Goiânia. Do DEM.

Fonte:Jornal Opção

Nenhum comentário:

Postar um comentário