CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

domingo, 16 de dezembro de 2018

Cai participação dos dez municípios que mais contribuem para o PIB de Goiás

PIB-GOIANO-2106.png


A participação dos dez municípios que mais contribuem para o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás ficou menor em 2016. De acordo com o cálculo do Instituto Mauro Borges (IMB) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse grupo representou 56,9% das riquezas produzidas no Estado naquele ano. Em 2015, essa parcela havia sido de 58,8%. Os valores foram divulgados na manhã desta sexta-feira (13/12), no auditório do IMB, ao mesmo tempo em que o IBGE apresentava os resultados de todo o País.
Em 2016, o PIB goiano chegou a R$ 181.692.235,00, mesmo com uma retração de 3,5%, devido à crise econômica nacional no período. Entre os dez maiores PIBs goianos, Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Catalão e São Simão tiveram a contribuição proporcional diminuída. Apenas Senador Canedo a ampliou, enquanto Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Jataí e Luziânia mantiveram a mesma proporção de 2015 (veja quadro). Dessa forma, Senador Canedo superou São Simão e passou a ocupar a 9ª posição no ranking do PIB em Goiás.
Dez maiores municípios em relação ao PIB (2015 e 2016)​
PIB-GOIANO-2106.png
Fonte: IBGE/ órgãos estaduais de estatística. Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores - 2018. ​ ​ ​ ​ ​ ​
PIB per capita
Em relação ao PIB per capta, a lista dos dez maiores de Goiás teve mais mudanças. Além de Davinópolis ter assumido a primeira colocação, desbancando São Simão, que também foi ultrapassado por Perolândia, três municípios deixaram o ranking: Alto Horizonte, Pilar de Goiás e Rio Quente. Eles foram substituídos por Turvelândia, Aporé e Paraúna (veja quadro).
 Dez maiores municípios em relação ao PIB per capita (2015 e 2016) ​ ​ ​ ​
pib-per-capita-2016.png
Destaques
O estudo mostra, ainda, os destaques goianos em nível nacional. Entre os 100 maiores PIBs do Brasil, estão Goiânia (15ª posição), Anápolis (69ª) e Aparecida de Goiânia (77ª). Em relação ao PIB per capta, destacaram-se Davinópolis (24ª posição), Perolândia (30ª) e São Simão (35ª).
Já no PIB da Agropecuária, Goiás tem três municípios entre os dez maiores do País: Rio Verde (3º), Jataí (7º) e Cristalina (8º).
Fonte;Diário de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário