CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

sexta-feira, 20 de julho de 2018

EVASÃO DE ELEITORES PARA O DISTRITO FEDERAL EM BUSCA DE UMA ASPIRAÇÃO IRREAL

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno
(Foto: Divulgação/ Internet 18/07/2018)



Segundo a visão do vereador Osmar Rezende, a  evasão de eleitores para o Distrito Federal traz à tona a falta de conhecimento político da população. Num país democrático, como é o Brasil, as eleições são fundamentais, como também é de suma importância votar na cidade em que se reside, possibilitando a escolha de governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas.
Ontem, dia 18 de julho, em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília - AMAB sob a presidência do Prefeito Hildo do Candango e autoridades dos poderes Legislativo e Executivo, com o fito de deliberar sobre a adequação do seu Estatuto Social aos 12 novos municípios incluídos na RIDE, através da Lei Complementar n° 163, sancionada no último dia 14 de junho pelo Presidente, Michel Temer, e reconhecimento ao empenho do Senador Helio José, relator do PLC 102/2015, com a justificativa da busca da promoção de uma redução das diferenças socioeconômicas do entorno.
O que contrapõem a matéria publicada pela jornalista Helena Mader do Correio Braziliense, no ultimo dia 10 de julho com a informação de que mais de 37 mil eleitores transferiram o título para o DF este ano. O Estado de Goiás tem o maior número de migrações, com o total de 9,9 mil eleitores que procuraram a Justiça Eleitoral com o interesse de votar em Brasília. No município de Águas Lindas de Goiás, saíram 1.795 eleitores em 2018.
Mas o que motiva os moradores do entorno a transferirem seus títulos?
Essa ampla influência política de Brasília instalada em toda a RIDE/DF reflete-se nos projetos de políticas públicas que buscam amenizar os problemas populacionais existentes, como, por exemplo, programas assistenciais dos governos estadual, distrital e federal. Tais iniciativas, como a inclusão dos novos municípios a RIDE que atualmente totaliza 34 municípios são de suma importância, pois garantem a igualdade socioeconômica entre o DF e o entorno.
Dessa forma, é ilusório pensar que a prática de voto no DF poderá atender as reais necessidades da população. É necessário conscientizar a população sobre a importância de votar na cidade em que reside e, além disso, a autorresponsabilidade do eleitor sobre o seu voto, garantindo assim efetivas mudanças no seu município.
Vivemos tempos difíceis na política em nosso país, que em grande parte é originada pela falta de conhecimento político quanto ao voto. Mas é certo que as melhorias só virão através do voto consciente depositado no candidato com identidade política e comprometimento com o município e região. Em suma, é necessário convocar todos os cidadãos a refletirem sobre a maneira como encaram a política em suas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário