CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA
CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

NOVO GDF: dois possíveis nomes para a Secretaria de Educação

Nas conversas para composição do Governo Rollemberg umas das pastas mais cobiçadas é a Secretaria de Educação. Comenta-se pelos corredores do Centro de Convenções, onde está concentrada a Transição, que a ideia é trazer um nome de fora, que promova os ajustes e mudanças, sem ficar refém das disputas locais.

E foi neste contexto que surgiu a proposta de trazer uma ex-reitora da UFMG. O blog fez uma pesquisa com quem entende do assunto e verificou que dois nomes se encaixam nesta possibilidade: Vanessa Guimarães Pinto e Ana Lúcia Gazzola.
Quem conhece o trabalho das duas afirma que elas seguem a linha da ex-secretária de Educação do DF no Governo Arruda, Maria Helena Guimarães que foi trazida de São Paulo.
Veja algumas informações sobre as duas:
Vanessa Guimarães Pinto

Reitora da UFMG de 1990 a 1994 e primeira presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes),Vanessa Guimarães tem ampla experiência na educação básica. Dirigiu as escolas que integram o Centro Pedagógico da Universidade e foi diretora da Faculdade de Educação (FaE).
Pró-reitora de graduação de 1986 a 1990, introduziu as mudanças nas normas acadêmicas do Ensino Superior na Universidade e fundou o Fórum Nacional dos Pró-reitores de Graduação, do qual foi a primeira presidente.
A partir de janeiro de 1995 esteve no Ministério da Educação, onde ocupou cargos de diretora do Departamento de Desenvolvimento do Ensino Superior e de Secretária de Educação Superior. Integrou, ainda, o Conselho Nacional de Educação.
Em 1998 foi Secretária Adjunta da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e ocupa, desde 2003, o cargo de Secretária de Estado de Educação.

Ana Lúcia Gazzola
A ex-reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazzola, é formada em letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas pela UFMG, Ana Lúcia Gazzola possui mestrado em literaturas luso-brasileira e hispano-americana, pela University of North Carolina at Chapel Hill (EUA); doutorado em literatura comparada pela mesma instituição e pós-doutorado pela Duke University (EUA), em 1994.
Foi diretora executiva do Instituto Inhotim e do Instituto Internacional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (Iesalc), ligado à Unesco.

.
Por: Washington Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário