CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA
CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

domingo, 21 de maio de 2023

Águas Lindas de Goiás, por Eduardo de Andrade.

 Por: Samuel Bezerra.

Fotos: Samuel Bezerra.

Colaboração: Eduardo de Andrade.



Neste sábado 20 de maio, recebemos no ESPAÇO CIDADE para um bom bate-papo o Primeiro Vice-Prefeito de Águas Lindas de Goiás, Eduardo de Andrade.


Baiano de Gandu, nascido em 1951 José Eduardo de Andrade foi o primeiro vereador a assumir um mandato representando a população e eleitores do então Distrito de Águas Lindas de Goiás ( pertencente à cidade de Santo Antônio do Descoberto  ).


Como tudo começou ? No início dos anos 90 moradores ( Fazendeiros e Chacareiros ) da região onde hoje está instalado o município de Águas Lindas de Goiás, resolveram participar das eleições municipais que ocorreria em 3 outubro  de 1992 e eleger um vereador para buscar melhorias coletivas para a região rural da cidade.


Um grupo de aproximadamente 18 moradores ( Fazendeiros e Chacareiros ) , decidiram em reunião e escolheram o Funcionário Público Federal José Eduardo de Andrade, para ser o candidato e disputar o cargo de vereador.


Com o resultado das eleições municipais, Eduardo de Andrade ficou na primeira suplência e assumiu o mandato com o apoio do Prefeito eleito José Elias Lobo. 


Logo no início do seu mandato e atendendo a um Pedido do Vereador Eduardo de Andrade, o Prefeito Municipal de Santo Antônio do Descoberto envia à Câmara Municipal de Vereadores, o PLM Projeto de Lei Municipal de N° 182/1993 criando o Distrito de Águas Lindas de Goiás ( conhecido como Parque da Barragem, por estar próximo à Barragem do Descoberto  ) aprovado por unanimidade, e nesta mesma Lei Municipal foi Instituído o Cargo de Administrador para o recém criado Distrito de Águas Lindas de Goiás.


O Prefeito Municipal conhecedor dos trabalhos desenvolvido junto à comunidade Rural  ( do então Parque da Barragem, por Eduardo de Andrade  ) resolve nomeá-lo Administrador do recém criado Distrito de Águas Lindas de Goiás.


Acumulando o Cargo de Vereador e de Administrador do Distrito de Águas Lindas de Goiás, Eduardo de Andrade começa a trabalhar junto à Comunidade o Projeto de Emancipação Política ( a criação de um novo Município / Cidade  ) pois na época já tinha mais de 20 mil habitantes e os problemas iam ficando cada vez maiores para a comunidade ( falta de Educação Pública, Saúde Pública, Iluminação Pública, Segurança Pública, Transporte Público entre outros  ) e fora do Controle da cidade mãe Santo Antônio do Descoberto.


Com o Distrito de Águas Lindas de Goiás, já organizado e com uma representação da comunidade instituída a ASMEB: Associação de Moradores da Barragem, começa pra valer o Processo de Emancipação Política e com um trabalho de conscientização e pela  necessidade de se tornar uma cidade independente, moradores fazem uma Abaixo Assinado com 120 assinaturas ( Jurídicamente os primeiros Pioneiros  ), de posse da Abaixo Assinada e de um Ofício de N° 067 de 28 de Setembro de 1993, Eduardo de Andrade vai até a Capital Goiânia a procura do então Deputado Estadual Barbosa Neto ( PMDB ), para que o mesmo apresentasse na ALEGO: Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, um PLE Projeto de Lei Estadual que tratasse da Emancipação Política do Distrito de Águas Lindas de Goiás ( No Município de Santo Antônio do Descoberto ).


O Deputado Estadual Barbosa Neto de posse do Ofício e da Abaixo  Assinada apresentou um PLE  Projeto de Lei Estadual, que tratava definitivamente da Emancipação Política do Distrito de Águas Lindas de Goiás.


Já em tramitação na Casa de Leis, o Projeto trasia algumas exigências e entre elas a necessidade de se fazer " Um Plebiscito Municipal " junto aos moradores para saber se era de verdade o desejo de todos, o desligamento da cidade de Santo Antônio do Descoberto e sua Independência Política Administrativa.


A ASMEB, Associação de Moradores da Barragem com a participação de seu Diretor Ricardo Horta Alvarenga, do Vereador Eduardo de Andrade e Administrador do então Distrito de Águas Lindas de Goiás, organizaram no dia 12 de outubro de 1995 ( Data de Aniversário da hoje cidade Águas Lindas  de Goiás  ), o Plebiscito Municipal que contou com a participação de aproximadamente 1.400 pessoas, com o objetivo de Referendar o desejo de toda à Comunidade local. 


Com grande mobilização, participação e apoio de Políticos do estado entre eles: Os Senadores, Mauro Miranda, Onofre Quinan e  Íris Rezende. Dos Deputados Federais Sandro Mabel e do já Deputado Federal Barbosa Neto.

Dos Deputados Estaduais, Tejota,  entre outros.

Dos Vereadores de Santo Antônio do Descoberto, Eduardo de Andrade, Francisco Leite, e Ademilton Félix, o Projeto de Emancipação Política do então Distrito de Águas Lindas de Goiás, é Aprovado pela maioria dos Deputados Estaduais e recebe o nome de Águas Lindas de Goiás, e vira a LE: Lei Estadual de N° 12.797, que foi Assinada e Sancionada pelo então Governador Maquito Vilela em 27 de Dezembro de 1995.


Já como cidade constituída Águas Lindas de Goiás, participa em Outubro de 1996 da sua Primeira Eleição Municipal, elegendo Prefeito, ORDALINO GARCIA DE MELO e Vice - Prefeito EDUARDO DE ANDRADE ( Ex - Vereador e Ex - Administrador do então Distrito de Águas Lindas de Goiás ), juntamente com 7 vereadores .








Nenhum comentário:

Postar um comentário