sábado, 29 de abril de 2023

Secretária Municipal de Desenvolvimento Humano e Social MARIA YVELONIA, idealiza a I Jornada Social: Construindo Redes de Proteção Social em Goiania.

Por Moisés Tavares

 Foto:Divulgação




Nesta quarta-feira (03/05), acontecerá no Auditório Carlos Vieira, situado na Avenida Emival Bueno, Quadra G - Lote 01 - Park Lozandes. em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás – ALEGO, a I Jornada Social: Construindo Redes de Proteção Social.

Evento idealizado pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, MARIA YVELONIA e que contará com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, dentre eles o deputados Ricardo Quirino (Presidente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa), Talles Barreto (Presidente da Comissão da Criança e Adolescente) e Vivian Naves (Presidente da Comissão de Assistência Social), o prefeito Rogério Cruz e a e a Primeira-dama, Thelma Cruz.

Será oferecido palestras, apresentações culturais e rodas de conversa sobre os serviços, programas e projetos da Política Nacional de Assistência Social do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. O certificado será fornecido para o participante que tiver 75% de presença no evento.

O objetivo é oferecer espaço para integração e desenvolvimento de competências dos trabalhadores que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O objetivo do SUAS é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

O evento será realizado nos dias 03, 04 e 05 de maio, no Auditório Carlos Vieira. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3mZE8tf até segunda-feira (01/05).

VEJA ABAIXO TODA PROGRAMAÇÃO OFICIAL

 

Programação da I Jornada Social

 

O evento terá início na quarta-feira (03/05), a partir das 14h, com a presença dos deputados Ricardo Quirino (Presidente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa), Talles Barreto (Presidente da Comissão da Criança e Adolescente) e Vivian Naves (Presidente da Comissão de Assistência Social), além da titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Maria Yvelônia Araújo Barbosa.

 

A Companhia de Teatro Senhoras do Cerrado fará uma apresentação às 16h. Haverá, em seguida, uma palestra Magna com o tema “O SUAS e o fortalecimento da proteção social brasileira na garantia de direitos” ministrada pelo Secretário Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho de Lagarto/SE e Vice-Presidente do Colegiado Nacional de Gestores, Valdiosmar Vieira Santos.

 

Na quinta-feira (04/05), serão abordados os temas “O papel e os desafios da assistência social na atual realidade (Maísa Miralva da Silva – Doutora em Políticas Públicas pela UnB, Assistente Social e Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Goiás)”; “Rede SUAS – Sistemas de Vigilância Socioassistencial (Thiago Silvino Rocha de Oliveira – Coordenador Geral do Departamento de Gestão do SUAS/DGSUAS da Secretaria Nacional de Assistência Social, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) ” e “Prontuário eletrônico e sistemas de rede SUAS” (Adriana Leite – Assessora Técnica do Departamento de Gestão do SUAS/DGSUAS da Secretaria Nacional de Assistência Social, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

 

A diretora da Proteção Social Básica da Sedhs, Cássia Fernandes, palestra sobre o tema “O PAIF que queremos” e debate sobre “O trabalho social com as famílias no Cras, juntamente com a coordenadora do Cras Capuava, Daiane Rodrigues. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

 

Na sexta-feira (05/05), último dia da jornada, o diretor de Proteção Social Especial da Sedhs, Joseleno Vieira dos Santos, discorre sobre o tema “O PAEFI que queremos”. Trata-se do Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e é voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram direitos violados.

 

Ainda será exposto o tema “A proteção social especial e os desafios do trabalho qualificado no CREAS” (Marcia Pádua Viana – Coordenadora Geral de Proteção Social de Média Complexidade da Secretaria Nacional de Assistência Social, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome). O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.

 

Rodas de conversa também fazem parte da programação. A moderadora e psicóloga Simone dos Santos debate sobre “As violações de direitos e os serviços ofertados no Creas: como executar os fluxos de trabalho”. Já a psicóloga e Assessora Técnica da Sedhs, Rejane Coelho dos Santos, discorre sobre o tema “As violações de direitos e os serviços de acolhimento: a interface da assistência social com a justiça”. O encerramento do evento ocorre às 18h.

 

Com informações da (Sedhs)/Prefeitura de Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário