segunda-feira, 17 de abril de 2023

Candidatos articulam alianças para 2024 dentro da base caiadista

 

A convenção do União Brasil serviu como prévia da consolidação da força política de Caiado. | Foto: Secom



A convenção do União Brasil serviu como prévia da consolidação da força política de Caiado

A convenção do União Brasil na sexta-feira (14), em Goiânia, serviu como prévia da consolidação da força política do governador Ronaldo Caiado neste inicio de segundo mandato. Lideranças como deputados, prefeitos, vereadores e pretendentes a disputar cargo eleito em 2024, se acotovelavam no corpo a corpo para estar mais próximo do governador.

Mais do que um “encontro partidário” da base governista, foi oportuno para prefeitos e lideranças apalparem o clima motivacional do União Brasil. Muitas conversas entre prefeitos que vão disputar a reeleição e os que não podem voltara às urnas, mas precisam eleger seu sucessor para consolidar sua força política no município a que pertence.

O sincretismo partidário entre legendas, tendo como ponto de convergência o União Brasil, MDB, SD, Republicanos entre outras, sintetiza a consolidação ao entorno de Caiado. Essas lideranças vão buscar a união entre as duas principais siglas: UB e MDB e atrair outras legendas como PP, Republicanos, PSD, PDT, SD entre outras. Os dois partidos serão o núcleo de convergência na composição de chapas nos municípios, mas sem provocar racha na base.

É uma engenharia política complicada, mas pode evitar os erros do passado onde a divisão favoreceu o adversário mais fraco politicamente. O caso concreto e que serve para simbolizar a disputa eleitoral de 2024, é Valparaíso onde o prefeito Pábio Mossoró (MDB), dividiu sua base entre seu partido e o UB. A ideia é que, quem estiver melhor avaliado, será escolhido cabeça de chapa e o outro, vice.


Por: Wilson Silvestre

Fonte:https://ohoje.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário