CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

domingo, 14 de agosto de 2016

PREVENÇÃO-- Hildo do Candango investiu em Educação, Saúde, Mobilização Social e Comunicação




O controle da dengue na cidade de Águas Lindas de Goiás centra esforços na ação integrada entre as três áreas de sustentação: controle entomológico, controle epidemiológico e o eixo disseminador das estratégias de controle e eliminação do Aedes.
Dentro das sugestões apresentadas no Plano e Contingência de Combate a Dengue em Águas Lindas de Goiás estão as estratégias em Educação em Saúde, Mobilização Social e Comunicação, que visam fomentar o desenvolvimento de ações educativas para a mudança de comportamento e a adoção de práticas para a manutenção do ambiente domiciliar.
“Isto estimula a cidadania e a inclusão da comunidade nas decisões das ações em saúde no combate a dengue no município”, frisa o prefeito Hildo do Candango. As ações neste sentido contaram com a elaboração de um Plano de Educação em Saúde e Mobilização social para a comunidade seja ele semestral, mensal ou até mesmo semanal, incluindo as escolas.
Promoveu a remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquito, divulgação da necessidade de vedação dos reservatórios e caixas de água, implementação medidas preventivas para evitar proliferação do Aedes aegypti em imóveis desocupados, promover orientações dirigidas à imóveis especiais (escolas, igrejas, creches, comércio, condomínios, unidade de saúde, clínicas, entre outros), criação do Dia Municipal de Mobilização contra a dengue.
E ainda implantou ações educativas contra a dengue na rede de ensino básico e fundamental, divulgar informações dirigidas ao Secretário de Saúde para apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas e as estratégias a serem adotadas, incentivar a participação da população na fiscalização das ações de prevenção e controle da dengue executada pelo poder público e utilizar material educativo de verificação de foco de dengue no trabalho dos ACS.
As equipes também trabalham o assunto dengue em todos os grupos específicos: igrejas, escolas, idosos, associação do bairro, entre outros. Montar Stands para distribuir material educativo em mercados, vias de grandes movimentos, feiras livres e postos de combustíveis, firmar parcerias com instituições municipais no combate a dengue nos bairros, criar slogans municipais para serem veiculados na mídia.
Há ainda a utilização de carro de som nos bairro para a divulgação sistemática durante o ano sobre a prevenção e combate a dengue, distribuição folhetos informativos sobre os cuidados na prevenção da dengue, inserção o assunto
dengue nas escolas dos bairros, buscando parcerias com a comunidade escolar e disponibilizando dois educadores para trabalhar junto à escola, acompanhados pelo supervisor de educação em saúde do IEC, reuniões na comunidade para a divulgação dos trabalhos realizados e resultados obtidos.

www.hildodocandango.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário