CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA
CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Pesquisadores desenvolvem 'nano vacina' que pode combater alergias provocadas por ácaros



R7

Cientistas da Universidade de Iowa desenvolveram uma vacina que combate a alergia provocada por ácaros, através da resposta imune do corpo, animando as milhares de pessoas que sofrem de doenças respiratórias por esse fator.
Quase 84% dos lares nos Estados Unidos contêm ácaros - organismos microscópicos que se alimentam de restos orgânicos, como flocos de pele humana. Eles são provocadores comuns de asma e sintomas alérgicos; suas entranhas contêm enzimas digestivas potentes que carregam - eliminadas em suas fezes - um dos principais contribuintes para reações alérgicas, principalmente relacionadas à respiração ofegante.
Em testes com animais, os investigadores demonstraram que uma nano vacina pode diminuir a inflamação do pulmão em 83%, apesar da exposição repetida a alérgenos. A resposta acontece porque o pacote de vacina contém uma dose de reforço que altera a resposta inflamatória do corpo a alérgenos de ácaros.
"Nossa pesquisa explora uma nova abordagem para o tratamento da alergia aos ácaros no qual minúsculas partículas, especialmente encapsuladas, são administradas com sequências de DNA bacteriano que direcionam o sistema imunológico de forma a produzir imunidade contra a alergia", observou o co-autor da pesquisa, Peter Thorne, em comunicado. "Este trabalho pode ser um grande caminho para poder aliviar a asma induzida por ácaro em pessoas alérgicas”, concluiu.
O comunicado divulgado pelos pesquisadores diz:
A vacina UI desenvolvida tira proveito da capacidade natural do organismo de se defender contra corpos estranhos. A chave para a fórmula está na utilização de um adjuvante que aumenta a potência do CpG. O reforço tem sido usado com sucesso em vacinas contra o câncer, mas nunca havia sido testado para alergia de ácaros. Com a ampla inserção, o CpG dispara um ‘alarme de incêndio’ dentro do corpo, colocando células do sistema imunológico em ação. Essas células imunes vão absorver o CpG e descartá-la.
Em testes de laboratório, o pacote de CpG-antígeno, de 300 nanômetros de tamanho, foi absorvido 90% do tempo pelas células do sistema imunológico, de acordo com os relatórios da equipe da Universidade de Iowa. Os investigadores prosseguiram com essas experiências, dando o pacote para ratos e expondo os animais a alérgenos de ácaros a cada dois dias, durante nove dias no total.”
O próximo passo dos pesquisadores é continuar a investigação com o intuito de saber se a vacina poderá ser utilizada para tratar pacientes humanos.

Jornal Ciência

Fonte: Universidade de Iowa Foto: Reprodução / youvegotmaidsbuffalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário