CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quinta-feira, 4 de outubro de 2012


Eleitores das cidades do Entorno reclamam da falta de infraestrutura básica

Publicação: 04/10/2012 
Moradora de Águas Lindas, Débora é cabeleireira e precisa driblar a falta de água para atender as clientes (Edilson Rodrigues/CB/DA Press)
Moradora de Águas Lindas, Débora é cabeleireira e precisa driblar a falta de água para atender as clientes


As populações dos municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (Ride), principalmente dos maiores centros, têm na ponta da língua reclamações recorrentes sobre falta de asfalto e saneamento público insuficiente, com baixa cobertura de água tratada e esgoto, além de problemas com o fornecimento de energia elétrica.

Águas Lindas é um exemplo de explosão populacional no Entorno. Nos anos 1990, era apenas um pequeno povoado, localizado às margens da BR-070, conhecido como Parque da Barragem, pertencente ao município de Santo Antônio do Descoberto. Foi desmembrado em 1995, quando contava com aproximadamente 5 mil habitantes. A oferta de terras baratas levou para a região milhares de pessoas que não conseguiam mais viver no Distrito Federal. No Censo de 2000, já foram registrados 105.746 moradores. Dez anos depois, novo levantamento mostrou população de 159.378 pessoas.

Precariedade

Cansada do estado precário das cidades, a população do Entorno pretende cobrar das autoridades mais próximas, no caso os prefeitos, a melhoria dos serviços públicos. Em Águas Lindas, a cabeleireira Débora Ribeiro Sousa de Queiroz espera que administração municipal promova ações para garantir saneamento à comunidade da região. Como a maioria dos moradores, ela depende da água de cisternas. E, sem esse serviço, tem que dispensar clientes e até fechar o salão mais cedo. Na semana passada, com um balde nas mãos, a mulher saiu com a filha, Yasmin, 2 anos, em busca de água na casa de uma vizinha que tem um poço artesiano. “É muito descaso com a gente. Passamos por isso quase que diariamente”, disse.
FONTE:CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário