CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

domingo, 14 de outubro de 2012


Seria fruto de plágio a logomarca do GDF?


por Chico Sant'Anna

Desde que teve início a administração Agnelo/Filippelli e que veio a público a nova logomarca do Governo do Distrito Federal – GDF, uma dúvida vem me perseguindo: seria a logomarca do GDF um plágio da logomarca da prefeitura municipal de São Bernardo do Campo?
As duas logomarcas trazem de forma estilizada três pessoas abraçadas formando um círculo – conforme as ilustrações ao lado. Em São Bernardo, as cores utiizadas são o preto, vermelho e amarelo. A de Brasília, amarelo, azul e vermelho.
Tentei por váras vezes elucidar minha dúvida, tanto junto à prefeitura, quanto ao GDF. Para o município paulista cheguei a ligar para a assessoria de comunicação social, que me pediu formular por escrito, via correio eletrônico, as consultas que desejava realizar. Mais de um ano se passou e não obtive respostas.
Aqui no GDF, a situação é similar. Cheguei a falar pessoalmente com a secretaria de Comunicação, Samanta Sallun, que me disse desconhecer quem fôra a agência de publicidade responsável pela elaboração da logo do GDF. Seria, segundo ela, um assunto pertinente à secretaria de Publicidade, afeta a Abimael Nunes de Carvalho.
Mesmo assim, prometeu-me se informar, mas, talvez devido à sobrecarga de trabalhos, não teve como retornar com as respostas. Samanta disse apenas que a logomarca do GDF representaria a união de todos. Curiosamente, este é o sentido da palavra de ordem que vem abaixo da logomarca de São Bernardo do Campo.
Nem mesmo o nome do autor das duas logomarcas, ou das agências de publicidade envolvidas, foram revelados, apesar da lei de acesso à informação garantir a qualquer cidadão tal informação. O custo de criação e do projeto de uso das logomarcas, este, nem pensar. A única coisa que é certa, é que a prefeitura de São Bernardo do Campo é titular da logomarca dela há mais tempo do que o GDF de Agnelo.
A logomarca do Governo do Distrito Federal guarda similitude com uma série de outras prefeituras municipais, de grande e pequeno porte. Dentre elas, se destacam São João da Barra, Terezina e Senador Canedo,so que neste último caso, os bonecos ficam de costas, um para o outro.
Se houve cópia, quem copiou foi o GDF, ou alguém em nome dele, pois a logomarca de São Bernardo do Campo e as das demais municipalidades aqui citadas já eram utilizadas naqueles municípios antes da posse do atual governo em Brasília.
Isso, é claro, se não houve uma coincidência de inspiração artística entre as diversas criações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário