CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Caiado lança Circuito de Gestão Goiano com foco na melhoria do ensino-aprendizagem

Governador Ronaldo Caiado durante lançamento do Circuito de Gestão Goiano, na sede da Secretaria de Estado da Educação: parceria com Instituto Unibanco visa a aprimorar processo de ensino-aprendizagem nas escolas da rede (Foto: Wesley Costa)
Evento marca transferência da tecnologia do Instituto Unibanco para Estado, que passa a realizar diretamente gerenciamento da ferramenta. Por meio do Circuito de Gestão Goiano, será possível traçar objetivos e alcançar resultados de forma mais eficiente O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quinta-feira (31), do lançamento do Circuito de Gestão Goiano no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A iniciativa viabiliza a transferência da tecnologia usada no programa Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco, para o Estado. A partir de agora, os próprios técnicos goianos farão o gerenciamento dos mecanismos que buscam a melhoria do ambiente escolar e do processo de ensino-aprendizagem. Na avaliação do governador Ronaldo Caiado, a implementação da ferramenta soma para assegurar a meta do Governo do Estado de que a educação pública de qualidade não fique limitada a “grupos seletos”. “Hoje o que se vê em Goiás é que nós pegamos as escolas regulares e levamos elas a um patamar alto. Essa equidade é o maior compromisso que tenho de vida”, destacou Caiado, durante evento realizado no auditório da Seduc, em Goiânia. “Estamos em um Estado que tem toda condição de melhorar a vida das pessoas”, acrescentou o governador ao reforçar que a educação é “a única ferramenta capaz de interromper o ciclo da pobreza”. “Nossos jovens vão ser eficientes, competitivos, se formar em cada área que desejarem. Mas, sem dúvida alguma, vamos dar a eles o que tem de melhor em termos de educação”, concluiu. Por meio do Circuito de Gestão Goiano, será possível traçar objetivos e alcançar resultados de forma mais eficiente. “É um gerenciamento da escola e do processo de aprendizagem que acontece muito de perto mesmo, ali no chão da escola com todos os alunos”, explicou a titular da Seduc, Fátima Gavioli. A secretária informou ainda que a transição é programada. “Em dois anos, o Estado sozinho conseguirá rodar o Circuito de Gestão”, acrescentou. O superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, defendeu que a estratégia assumida pelo governo contribui para promover excelência na educação com equidade. “O Circuito de Gestão Goiano é, em ato, a expressão dessa responsabilidade”, afirmou. “Essa abordagem traz para o dia a dia das escolas de Goiás a visão de um Estado moderno, contemporâneo”, destacou. O evento marca, ainda, os dez anos de implementação do Jovem de Futuro na rede estadual de educação. O Jovem de Futuro ajudou a impulsionar importantes resultados para a melhoria dos índices educacionais das escolas de Ensino Médio. A ferramenta ajuda a combater a evasão escolar e as desigualdades educacionais, bem como outras ações que refletem no desempenho. Hoje, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Estado é de 4,7 (2019), o maior para o Ensino Médio no Brasil.
(Ronaldo Caiado participou, nesta quinta-feira (31), do lançamento do Circuito de Gestão Goiano no âmbito da Seduc (Foto: Wesley Costa)) Metodologia O programa desenvolvido pelo Instituto Unibanco tem como princípio a tese de que uma gestão de qualidade, eficiente, participativa e orientada para resultados pode proporcionar impacto significativo no aprendizado dos estudantes. A metodologia utilizada, o Circuito de Gestão, é inspirada no ciclo PDCA, acrônimo em inglês para planejar, fazer, checar e agir (Plan, Do, Check and Act). Criado exclusivamente para o sistema educacional brasileiro, o Jovem de Futuro incorporou métricas nacionais, o calendário letivo, a estrutura administrativa prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a cultura e a forma de funcionamento das escolas e secretarias. O método propicia análise, revisão e aprimoramento de cada ação, com foco em promover o avanço contínuo da gestão escolar em três instâncias: secretaria de educação, regionais de ensino e escolas. Presenças Participaram do evento o deputado estadual Cairo Salim; os assessores especiais da Governadoria Livio Luciano e Cunha; a representante da Federação Goiana de Municípios (FGM) e prefeita de Cristinópolis, Juliana da Farmácia; coordenadores regionais de educação; colaboradores da Seduc; bem como professores e estudantes. Fonte: Secretaria da Comunicação- Governo de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário