CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Guardas Patrimoniais fazem doação de sangue


por Geraldo Lemos*
 
Nesta sexta-feira(29) foram realizadas doações de sangue por Guardas Patrimoniais (Vigias), profissionais da Segurança Pública de Águas Lindas de Goiás, em prol da jovem Ana Júlia de Sousa Furtado, internada no Hospital São Francisco, em Ceilândia-DF.
Você sabia que quando doa sangue pode salvar até quatro vidas? O sangue coletado é fracionado em até quatro produtos distintos e utilizados, por exemplo, no tratamento de pessoas com anemia, de pacientes com câncer, de transplantados e de vítimas de acidentes de trânsito.
 O ato de doar é um gesto de solidariedade ao próximo. Para a tomada de consciência de uma sociedade que tem por dever saber que, para atender a demanda por transfusão de uma forma universalizada, é necessário que o cidadão, por ser detentor da matéria prima - o sangue - esteja consciente de que a doação não é apenas um ato de solidariedade, mas sobretudo, um ato de responsabilidade.
 E esta responsabilidade social não se deve limitar à simples doação de sangue por um cidadão. É importante que este cidadão transforme outro cidadão em doador de sangue, formando-se uma corrente de agentes multiplicadores e disseminadores da importância social da doação de sangue. Quando isto acontecer não faltará sangue para o atendimento da população e a sociedade terá realmente cumprido seu importante papel nesse processo.
 O servidora pública Ilza Santana, guarda patrimonial na Secretaria de Educação, é uma doadora de sangue. Há muitos anos ela pratica esta atitude solidária. “Quando eu faço a doação estou salvando vidas. Eu doou para os hemocentros e hemoclínicas particulares com frequência.", diz.
 A cada seis meses, os servidores públicos Marcelo Magalhães, guarda patrimonial na Secretaria de Administração, e Ney de Souza, guarda patrimonial na Secretaria de Saúde, também realizam a doação de sangue. “Só vemos a importância quando estamos precisando e isso é muito importante", diz Ney. "É algo tão simples que pode ajudar muitas pessoas. Isso é muito bacana e uma demonstração de amor ao próximo”, reforça Marcelo.
 É preciso criar o hábito de doar. Atualmente, são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para aumentar este índice. O Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e aumentou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no País.
 Quando, para salvar uma vida for necessária uma doação de sangue, só você cidadão, poderá fazê-lo. Por isso... ofereça-se, doe-se!  Porque com este ato você faz uma enorme diferença!





*Geraldo Lemos é Jornalista e Servidor Público Municipal

4 comentários:

  1. Se pelo menos metade da população adulta fizessem isso o mundo seria melhor pra se viver

    ResponderExcluir
  2. Se pelo menos metade da população adulta fizessem isso o mundo seria melhor pra se viver

    ResponderExcluir
  3. Excelente iniciativa, parabéns aos idealizadores e aos envolvidos. :)

    ResponderExcluir
  4. Excelente iniciativa, parabéns aos idealizadores e aos envolvidos. :)

    ResponderExcluir