ZERE SUAS DIVIDAS E CONTRIBUA COM A NOSSA CIDADE

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Estado do Planalto Central:Veja como ficaria o novo estado,se aprovado pelo congresso

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Planalto Central (proposta de unidade federativa)



O Planalto Central é uma proposta para uma nova unidade federativa do Brasil, baseada no Projeto de Decreto Legislativo nº 298 de 20021 . Desmembrar-se-ia dos atuais estados de GoiásMinas Gerais e também doDistrito Federal, sua capital seria a hoje região administrativa de Taguatinga. A maior parte do estado e da população seria a parte de Goiás. Se esta proposta fosse aprovada, Brasília passaria a ser, exclusivamente, a capital administrativa do Brasil. O novo estado absorveria 25 municípios de Goiás e 4 de Minas Gerais.
O principal objetivo é promover desenvolvimento das cidades do chamado Entorno, localizado com municípios de Goiás e Minas Gerais. Pois, a região sofre com o crescimento desordenado, aumento da violência e péssimo atendimento social. Portanto, a proposta enfrenta séria oposição principalmente por parte da população do Distrito Federal que não aceita o desmembramento para formar um futuro estado sem previsão de sucesso.
A proposta passou de 2002 à dezembro de 2010 em tramitação no Congresso Nacional quando foi finalmente arquivada no dia 01/12/20102 .  
Municípios Minas Gerais
Regiões Administrativas Distrito Federal
Impacto Regional
A criação deste novo estado não é bem vista por muitos, principalmente pela Administração do Estado de Goiás, visto que pela 4º vez na historia, Goiás teria seu território reduzido, visto que este fato já aconteceu, na transferência da soberania sobre o triangulo mineiro a Minas Gerais, na criação do estado do Tocantins e na criação do próprio Distrito Federal.
Com um impacto bem menor em seu território, a Administração do estado de Minas Gerais também se põe contra a perda de "importantes" municípios.
A proposta também enfrenta polêmicas até mesmo da população do próprio Distrito Federal onde a maioria da população é contra se integrar ao entorno do DF.
Outras Propostas Paralelas
Há também além desta a proposta de simples incorporação das cidades do Entorno do Distrito Federal que pertencem a Goiás, passando as para o território do Distrito Federal e transformando estes municípios em regiões administrativas do Distrito Federal.

com certeza essa incorporação seria bem aceita pela população do entorno (região metropolitana do DF)

Informação: Web
Imagem: Web

4 comentários:

  1. eu seria a favor de criar um novo estado se antes fosse aprovado um projeto de lei em que as pessoas que participassem diretamente na criaçao do mesmo,ali ficariam inelegiveis para o resto da vida,agora o que seria melhor criar um novo estado,ou criar uma zona franca como foi feito em manaus,trazendo megas empresas e riquezas para a regiao;eu nao sei se o plebicito seria so na regiao,mais eu acho que todo o povo de goias,df e minas deveria votar!!! Agora o povo do maranhao precisa abrir o olho,pois eles elegem um deputado que mora em taguatinga e luta pelos interesses da regiao de brasilia,e o que ele prometeu a vcs,tem cumprido,LEMBRANDO QUE SIQUEIRA CAMPOS FOI QUEM MAIS LUTOU PELA CRIAÇAO DO ESTADO DO TOCANTIS,E O MESMO JA FOI ELEITO LA INUMERAS VEZES,AI NAO PRECISA DIZER MAIS NADA!!!

    ResponderExcluir
  2. Seria melhor a criação de um estado com todas as cidades do entorno, as regiões administrativas do DF e Brasília ser a capital, não precisa ter uma cidade-estado, o prefeito de Brasília e o governador do Planalto não iriam reduzir a autoridade do Presidente.

    ResponderExcluir
  3. Vamos criar este Estado do Planalto,o Goias reclama que vai ser divido pela quarta vez,demostra que não tem competência para administrar as cidades do entorno,vamos que vamos.

    ResponderExcluir
  4. Tenho um grupo que apoia a criação do Estado do planalto. Assim precisamos de material e a sua participação efetiva em nosso grupo. Pode ser. O número de celular 61 991974036. E WhatsApp.

    ResponderExcluir