CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA
CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

sexta-feira, 23 de maio de 2014

90% das cidades do Piauí decretam situação de emergência devido a seca

DIÁRIO DA MANHÃ
GUSTAVO PAIVA




Dos 224 municípios do Estado do Piauí, 211 decretaram situação de emergência nessa Terça-feira (20). O decreto vai ser oficializado na próxima Quinta-feira (22) no "Diário Oficial", mas já é válido desde hoje (21) por 180 dias.
Essa é considerada a pior seca dos últimos 50 anos e segundo a Organização Mundial de Meteorologia (PMN), colocou o Brasil no mapa mundial de eventos climáticos extremos de 2013. A seca já causou prejuízo de US$ 8 bilhões.
Apesar das chuvas do último mês no Piauí, a crise aumentou, adicionando 11 cidades às 200 que já constavam no decreto de situação de emergência de Dezembro de 2013. O último decreto tinha validade até a última Terça-feira (20). 
"O fato de ter chovido não implica dizer que o município não precisa do decreto, pois a chuva veio fora de época para alguns plantios e para outros, quando veio, estragou a lavoura. O nosso Estado é muito pobre e as condições climáticas não favoreceram o plantio. Muitas famílias perderam lavoura porque a chuva veio fora de época", disse Simone Pereira, secretária de Defesa Civil.
Carros-pipa fornecerão água em 94 municípios. "Nessa lista há casos de municípios que armazenou água, mas estão com reservatórios impróprios para consumo humano. A água fornecida pelos carros-pipa é entregue tratada", explicou a secretária.
As prefeituras das cidades que constam no decreto poderão realizar obras e compras que ajudem a amenizar os problemas da seca sem a necessidade de licitação, além de poderem solicitar novamente o auxílio bolsa-lavoura.
(Com informações UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário