Fotos: Divulgação
A campanha de adoção das cartinhas de 2025 vai até o dia 6 de dezembro de forma online ou presencial.
As festas de Fim de Ano já estão chegando e para entrar no clima, os Correios já lançaram a campanha anual do Papai Noel dos Correios em Brasília. O projeto disponibiliza cerca de 8 mil cartinhas para adoção das madrinhas e dos padrinhos do DF. Nas cartinhas estão os desejos de estudantes da Rede Pública de Ensino, assim como os pedidos de crianças assistidas por abrigos e instituições sociais. Quem quiser participar dessa ação do bem terá até o dia 6 de dezembro, para adotar uma carta de forma virtual pelo Blog Noel (http://blognoel.correios.com.br/), ou de forma presencial em um dos nove pontos espalhados pelo DF.
Cerca de quase 7 milhões de cartinhas foram atendidas em três décadas da iniciativa. Quando a ação completou o marco de 35 anos, em 2024, 350 mil cartas foram adotadas.
O principal objetivo do projeto, segundo o superintendente dos Correios de Brasília, Paulo Henrique Soares de Moura, é atender as crianças, principalmente aquelas que estão em situação de vulnerabilidade social, assim como os estudantes da rede pública ou particular. A iniciativa do DF é feita em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal.
De acordo com Paulo, a Secretaria de Educação do Distrito Federal seleciona algumas escolas para participar da iniciativa. Para 2025, a meta é que 7.500 cartinhas sejam escritas. “A Secretaria de Educação seleciona, para este ano, 6.000 cartinhas, e a sociedade contribui com mais 1.500”, explicou. “Com isso, a previsão é atender cerca de 7.500 crianças e realizar os sonhos de cada uma delas.” Paulo destacou ainda que nem todas as crianças escrevem: “Algumas fazem desenhos ou colagens, especialmente as que ainda não têm habilidade de escrita.”
Além das escolas, o projeto também contempla ONGs, abrigos e instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. Paulo destacou que o trabalho conta com o apoio de diversos parceiros, tanto públicos quanto privados, alguns desses são: o Ministério das Comunicações, que é o ministério ao qual os Correios são subordinados; além do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); da Polícia Federal; e de órgãos de segurança que também desenvolvem ações voltadas às crianças.
As primeiras cartinhas
Ainda segundo Paulo, esse projeto nasceu há 36 anos e está ativo desde então. “A gente começou a receber nas unidades dos Correios, umas cartinhas direcionadas ao Papai Noel no Polo Norte, onde alguns carteiros iniciaram a adoção dessas cartinhas e começou a surgir um processo de adoção dessas cartinhas”, contou.
Ele descreveu que essa iniciativa culminou nesse projeto que ele considerou ser social fundamental para a sociedade, através da busca de realizar os sonhos das crianças com as cartinhas. “Ao mesmo tempo, isso estimula a escrita das crianças, desenvolvendo uma melhoria na educação”, adicionou. A ação atualmente é realizada em todo o território nacional.
Como participar
Depois que os Correios recebem as cartinhas das crianças e após serem lidas e selecionadas, elas são disponibilizadas nos pontos de adoção e no blog da campanha. Até o momento, segundo a instituição, a campanha já recebeu mais de 130 mil cartas para adoção, somadas às cartas físicas, disponíveis nas agências participantes, e as digitais, que podem ser acessadas no Blog do Noel. Ainda de acordo com as informações da autarquia, as cartinhas pedem brinquedos como bonecas e carrinhos de controle remoto, além de material escolar e bicicletas.
Para Paulo, o envolvimento da sociedade é um ponto fundamental da campanha. Ele explicou que existem dois tipos de padrinhos: o corporativo e o avulso. “O padrinho corporativo é aquela empresa pública ou privada que decide adotar algumas cartinhas — e, quando o coração da empresa é muito grande, às vezes adota até uma escola inteira”, acrescentou. Já os padrinhos avulsos são pessoas físicas que escolhem cartinhas individuais e participam de forma solidária para levar alegria ao fim de ano das crianças. “No Distrito Federal, nós temos as agências que estão disponíveis para receber as cartinhas e depois o padrinho retorna com aquele presente ao qual a cartinha que ele selecionou foi escolhida”, explicou.
As empresas, madrinhas e padrinhos participantes, devem cadastrar o CPF ou CNPJ. As datas, locais e horários dos pontos de adoção, por estado, estão disponíveis no endereço Blog do Noel. Paulo salientou que Brasília tem atendido 100% da demanda, por vezes conseguindo avançar um pouco mais. “Nós costumamos atender crianças de até 10 anos de idade”, ressaltou.
Nos últimos anos, o projeto também passou a destacar a importância da representatividade. Em 2023 e 2024, a iniciativa procurou ser mais inclusiva e apresentou um Papai Noel e uma Mamãe Noel negros, promovendo identificação entre as crianças. “Queremos que todas as crianças se vejam no Natal, que elas reconheçam no Papai Noel alguém que se parece com elas, com sua cor e sua realidade”, contou Paulo.
Outra história marcante que aconteceu nesses mais de 30 anos do projeto, foi quando um funcionário dos Correios com uma prótese na perna assumiu o papel de Papai Noel em uma escola adotada pela instituição. Ao encontrar uma criança cadeirante, a emoção tomou conta de todos. “A menina olhou pra ele e disse: ‘Olha, ele é igual a mim’”, relembrou. “Esse tipo de encontro mostra que o projeto vai muito além de entregar presentes, mas sim de promover inclusão, autoestima e reforça o valor da educação.”
Paulo finalizou, fazendo um pedido aos leitores do JBr: “Queria deixar aquela mensagem no coração das pessoas que tem um coração bom, para que elas venham ajudar os Correios a realizar o sonho de uma criança”.
Onde adotar as cartinhas
As cartinhas podem ser adotadas online ou de forma presencial em um dos nove pontos espalhados pelo DF: Agência Águas Claras Shopping, Agência Brasília Shopping, Agência Central, Agência Taguatinga Centro, Agência 508 Norte (W3 Norte), Agência Guará I, Agência Sudoeste, Agência 208/408 Sul e Casa do Papai Noel (SEPS 702/902 Ed. Pasteur). Os mesmos pontos também irão receber os presentes dentro do mesmo prazo da adoção.
Saiba mais no Blog do Noel (http://blognoel.correios.com.br/).
Nenhum comentário:
Postar um comentário